Browsing by Author "Desangles, Marixiel"
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- Gender differences in coping mechanisms of preschool children and relation to cognitive and social emotional levelPublication . Desangles, Marixiel; Costa, AnaOs mecanismos de coping em crianças são um construto que tem sido definido e estudado de variadas formas por diferentes autores. Faz parte do conceito de autorregulação das emoções e envolve os conceitos psicológicos relacionados à competência social, habilidades e autorregulação do comportamento. A investigação não é conclusiva, existindo diversas perspetivas em relação aos mecanismos de coping tendo em conta o género e qual a relação do nível socioeconómico da família. De igual forma, a investigação aponta em diversos sentidos em relação aos mecanismos de coping e às habilidades cognitivas e sociais das crianças. A presente investigação pretende compreender se existem diferenças na forma como as crianças de quatro anos lidam com diferentes situações tendo em conta o género e o nível socioeconómico da família, tendo em consideração as suas habilidades cognitivas e sociais e o nível de escolaridade dos pais. Os nossos participantes são crianças de quatro anos de idade que frequentam uma creche em Miami no estado da Florida nos Estados Unidos da América. O material usado foi o Ages and Stages Questionnaire, o Ages and Stages Social emotional Questionnaire, o Voluntary Prekindergaraten Assessment, as Coping Cards, o Socio-Demographic Questionnaire e Emotions with Emojis Lesson. Quanto ao procedimento foram entregues os consentimentos informados aos pais e explicado os procedimentos. Logo a seguir a devolução dos consentimentos informados, foram aplicadas as provas e questionários as crianças e analisado os resultados. Os resultados deste estudo não demonstram diferenças de género estatisticamente significativas nos mecanismos de coping que as crianças usam. Isto pode ser devido a ferramenta utilizada ou a idade da amostra. Investigações futuras poderão focar-se na construção de uma ferramenta de avaliação adaptada para a população específica deste projeto. Existem diferenças significativas positivas entre os resultados do VPK Oral Language assessment e o coping focado nas emoções e uma correlação negativa entre o VPK Oral Language assessment e o coping focado nos problemas. A par, o coping como construto, deverá ser operacionalizado para incluir os conceitos de emoção e coping focado no problema, assim como estratégias de abordagem e evitamento.
