Browsing by Author "Costa, Pedro Couto Gomes da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A evolução da publicidade no século XXI: caso de estudo da ApplePublication . Costa, Pedro Couto Gomes da; Mesquita, FranciscoEste estudo oferece um panorama comparativo, descritivo e qualitativo da progressão da publicidade no século XXI, explorando como se tem modificado conforme os meios tradicionais perdem terreno, e os digitais passam a ter mais importância. Com o objetivo de compreender esta transição e seus impactos na comunicação das marcas, esta investigação usa como caso de estudo a Apple, uma das marcas mais notórias no mundo pela sua inovação tecnológica, consistência estética e capacidade de se adaptar aos novos meios de comunicação. Durante o estudo, são analisadas três campanhas marcantes da Apple: “There’s an App for That”, “Shot on iPhone” e “Privacy. That’s iPhone”, escolhidas por simbolizarem momentos distintos neste século XXI. Essas campanhas não apenas mostram a evolução da marca, mas também exemplificam as mudanças na forma de comunicar com o consumidor; que se tornou cada vez mais ativo, rigoroso e integrado nos meios digitais. O estudo observa como a Apple cria táticas complementares entre os meios tradicionais (como a televisão, rádio e outdoors) e os meios digitais (como as redes sociais, YouTube, sites e apps), mostrando uma grande capacidade de adaptação e inovação no contacto com os diferentes públicos. A metodologia escolhida apoia-se numa análise qualitativa e descritiva de conteúdo, com ênfase comparativa entre os elementos presentes nas diferentes campanhas. Para tanto, foram levados em consideração aspetos visuais e narrativos, sempre levando em conta a natureza específica dos suportes usados para cada campanha. Esta perspetiva permite-nos ponderar sobre a forma como a publicidade tem avançado ao longo do século XXI e como a Apple, enquanto referência na área, tem conseguido conciliar tradição e inovação para se manter relevante num mercado em constante mudança.
