Browsing by Author "Costa, Joaquim Luís Oliveira"
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- A comunicação científica das ciências sociais e das humanidades nos repositórios institucionais das universidades públicas portuguesas: estudo comparadoPublication . Costa, Joaquim Luís Oliveira; Freitas, Judite A. Gonçalves deA produção e a posterior comunicação de ciência são atos inquestionáveis da evolução humana. Ao longo dos tempos, o Homem usou inúmeros formatos para comunicar ciência, desde suportes rudimentares de escrita, passando pelos livros e periódicos até aos dias atuais com o recurso ao digital, no qual destacamos os repositórios institucionais. Concomitantemente à evolução dos formatos de comunicação sugiram mudanças ao nível do público-alvo. Se até há pouco mais de duas décadas o acesso ao conhecimento era restrito aos pares e a quem tinha capacidade para adquirir informação científica, o recurso aos repositórios institucionais facilitou a democratização do acesso à ciência, tornando-a livre e gratuita. Sucede que a passagem do meio impresso para o digital depende, aparentemente, da maneira como os domínios científicos encaram a utilização dos formatos de comunicação. É comum considerar-se que as engenharias e as ciências exatas utilizam de forma mais célere os meios digitais de comunicação, se comparadas com as ciências sociais e as humanidades. A presente investigação pretende assim estudar a forma como as ciências sociais e as humanidades usam os repositórios institucionais. Para este fim, fazemos uma comparação entre os vários domínios científicos, baseando-nos nas comunidades e na documentação depositada nos repositórios das universidades públicas nacionais, comparando-os num ulterior momento, com as informações de uma amostra de repositórios internacionais. A análise dos dados recolhidos e tratados permite aferir qual o lugar ocupado pelos diferentes domínios científicos, em especial as ciências sociais e as humanidades, relativamente à disponibilização de conhecimento nos repositórios. Os mesmos dados permitem traçar um padrão de comunicação para as ciências em estudo, baseado principalmente em trabalhos académicos e secundados por artigos em periódicos. Este estudo avança ainda com uma proposta para um novo modelo de comunicação científica para as ciências sociais e para as humanidades, onde o enfoque é dado aos meios digitais, desde a produção de conhecimento até à disponibilização final num repositório.