Browsing by Author "Chaves, Eva Raquel Xavier De Melo Gil"
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- Crianças expostas à violência interparental: consequências no seu percurso desenvolvimental e na adaptação ao meio socialPublication . Chaves, Eva Raquel Xavier De Melo Gil; Sani, Ana IsabelA presente investigação versa sobretudo para uma das situações mais evidentes de vitimação indireta, a da exposição das crianças à violência interparental. Na revisão do estado da arte, percebemos que o impacto desta violência no percurso desenvolvimental da criança justifica uma urgente e necessária investigação acerca desta problemática. Neste sentido, pretendemos dar um contributo para a compreensão do impacto transversal da violência interparental no quotidiano destas crianças, cruzando duas áreas, a do Serviço Social e da Psicologia da Justiça. Mais especificamente interessou-nos estudar o impacto da violência interparental no percurso desenvolvimental da criança, assim como a sua adaptação ao meio social, abordando as principais dificuldades destas crianças (cf. capítulo I e III). Vários mecanismos e fatores mediadores têm sido identificados e surgem como pertinentes na compreensão do impacto (cf. capítulo II), tendo sido realizados vários estudos empíricos e emergido várias perspetivas teóricas que associam os conflitos conjugais com o ajustamento da criança (cf. capítulo IV). Para a realização do estudo empírico utilizamos uma metodologia de investigação qualitativa que nos permitiu aceder aos testemunhos de vítimas de violência interparental, de uma forma indutiva e reflexiva (cf. capítulo V). Recorreu-se à realização de dezasseis entrevistas, nomeadamente a oito crianças expostas à violência interparental com idades compreendidas entre os 6 e 14 anos e a oito progenitores. As entrevistas às crianças pretendem determinar como esta integra e percebe a sua experiencia de vitimação (vertente avaliativa), ao mesmo tempo que as educa sobre aspetos respeitantes aos incidentes (vertente interventiva). Complementarmente a recolha das representações a partir de um guião de entrevista para os progenitores, construído tendo por base o guião de entrevista para as crianças de Sani (2002), usado igualmente nesta investigação. Esta entrevista alude à representação do progenitor e questiona-o sobre a forma como a criança integra e percebe essa experiência de vitimação. O tratamento dos resultados teve por referência a abordagem da Grounded Theory, sendo uma análise enraizada nos dados, cujas categorias emergem a partir da leitura e compreensão das narrativas produzidas pelos participantes. A partir deste estudo (cf. capítulo V) foi possível perceber que o impacto da exposição à violência está presente em todos os casos, independentemente do tipo de violência, não havendo pois distinção possível senão na severidade deste impacto. No entanto percebe-se existir uma boa adaptação da criança aos diferentes contextos. Para avaliarmos as competências sociais e problemas comportamentais da criança recorremos ao questionário de comportamentos da criança (Child Behavior Checklist CBCL) desenvolvido por Achenbach (1991), traduzida por Gonçalves, Dias e Machado (2007). Os resultados deste estudo indicam que ao nível dos problemas de internalização a maioria das crianças apresenta valores próximos aos encontrados por Achenbach (1991) para a população clínica. Ao nível dos problemas de externalização a maioria apresenta resultados dentro dos limites normativos. Quando analisamos o ajustamento global das crianças, constatamos que os valores dividem-se entre o nível clínico e o limite normativo. Ao nível das competências, a maioria das crianças apresenta boas competências. A vitimação de crianças no seu contexto familiar em resultado da violência a que assistem e sofrem entre os seus progenitores é uma experiência complexa, de enorme variabilidade em termos do impacto que causa no seu ajustamento global. A abordagem centrada na criança coadjuvada pela informação quantitativa e/ou qualitativa proveniente de terceiros incute uma grande confiança para a compreensão em profundidade deste fenómeno de visibilidade reduzida.