Browsing by Author "Bota, Liliana Maria Correia Pires da Cova"
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- A transição para a vida pós escolar de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas básicas dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário no concelho de FaroPublication . Bota, Liliana Maria Correia Pires da Cova; Coelho, FátimaEste estudo enquadra-se numa abordagem descritiva sobre a operacionalização do processo de transição para a vida pós escolar de alunos com necessidades educativas especiais. O objetivo é compreender, descrever e refletir sobre a forma de implementação deste processo nas escolas básicas dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário do Concelho de Faro, dando especial enfoque às perceções, práticas e opções de mudança manifestadas pelos diretores de turma e professores de educação especial a exercer funções no ano letivo 2012/2013. No estudo em apreço participaram 48 diretores de turma e 12 professores de educação especial, num total de 60 questionários com perguntas predominantemente fechadas e outras que remetiam para uma escala de atitudes do tipo Likert. Das nove hipóteses formuladas, três foram validadas e seis foram rejeitadas. Concluiu-se do estudo que para os professores no geral, os alunos devem iniciar o processo de transição para a vida pós escolar aos 13 anos, com atividades e competências funcionais, direcionadas para a integração na vida da comunidade envolvendo a cooperação dos pais de forma a promover a integração laboral. Apurou-se que o estabelecimento de parcerias e os locais de estágio são muito valorizados pelos professores e que a avaliação e coordenação da transição para a vida pós escolar é regular, sendo sobretudo realizada pelos professores de educação especial e pelo psicólogo. Do mesmo modo constatou-se que cabe a estes profissionais e aos pais a intervenção no processo de transição para a vida pós escolar. Concluiu-se também que nos planos individuais de transição devem constar as tarefas realizadas durante o estágio e a avaliação do aluno, sendo que o professor de educação especial é, novamente, a figura mediadora do processo. Apurou-se que ambas as tipologias de professores reconhecem existir dificuldades no processo de transição para a vida pós escolar, independentemente do tipo de necessidades educativas especiais, sendo que estas são sobretudo a falta de estágios e empregos. A maioria dos professores revelou-se otimista sobre a possibilidade de melhoria na transição para a vida pós escolar, no entanto admitem não ter opinião sobre a legislação em vigor sobre esta matéria.
