Browsing by Author "Azevedo, Joana Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Experiência dos clientes em psicoterapia e bem-estar psicológicoPublication . Azevedo, Joana Ferreira; Alves, SóniaA psicoterapia é uma intervenção interpessoal que se baseia em princípios psicológicos, que envolve um terapeuta com treino profissional e um cliente que procura ajuda para um problema, queixa ou perturbação mental, sendo que essa intervenção psicoterapêutica é sempre adaptada de acordo com aquelas que são as especificidades de cada cliente, ou seja, é uma intervenção individualizada (Wampold & Imet, 2015). Atualmente, e apesar da evidência acerca da eficácia da psicoterapia, os processos subjacentes a estes resultados constituem ainda um desafio. Compreender-se o “como” e o “porquê” das mudanças positivas acontecerem é imperativo para que a investigação em psicoterapia aumente o seu valor para a prática clínica (Greenberg, 1999; Kazdin, 2009). Procurando contribuir para a compreensão da mudança em psicoterapia, levámos a cabo um estudo descritivo, de natureza observacional, baseado em métodos mistos que teve os seguintes objetivos: (i) descrever a evolução clínica em termos de bem-estar de clientes de idade adulta que se encontram em psicoterapia; (ii) conhecer a experiência em psicoterapia desses clientes; (iii) compreender as inter-relações entre as experiências relatadas e a evolução clínica em termos de bem-estar. Participaram no estudo 8 clientes de idade adulta que se encontravam a ter psicoterapia. A evolução clínica foi avaliada através do CORE-OM na 1ª/8ª sessão e a experiência em psicoterapia avaliada através do HAT na 1ª/4ª/8ª sessão e do ASI na 4ª/8ª sessão. Os grupos considerados em termos de evolução clínica (recuperado/melhorado/não melhorado) apresentaram experiências semelhantes em psicoterapia, apesar de terem emergido algumas diferenças: a) os que recuperaram são os únicos que identificam “acontecimentos problemáticos”; b) o que melhorou identifica um nível de mudança inferior à média; c) o que não melhorou identifica menos “acontecimentos importantes” específicos, mas é o que identifica maior nível de mudança, apesar de também não a especificar.