Browsing by Author "Almeida, Paula Margarida Amaro"
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- A comunicação alternativa e aumentativa, com alunos com Paralisia Cerebral: conceções dos professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico dos AçoresPublication . Almeida, Paula Margarida Amaro; Coelho, FátimaA escola dos nossos dias, dita inclusiva, é importante para o desenvolvimento das competências que perspetivam a construção de uma sociedade melhor, através da formação de cidadãos críticos e responsáveis, independentemente das diferenças e dificuldades que estes possam apresentar. Aos professores cabe proporcionar ambientes educativos adequados aos alunos, com Paralisia cerebral inclusive. No aspeto comunicativo, o uso da comunicação alternativa e aumentativa (CAA) é fundamental. Este estudo tem como objetivo geral conhecer as conceções dos professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico dos Açores, acerca da CAA, em alunos com Paralisia cerebral (PC). É do tipo descritivo, numa abordagem mista. O instrumento de recolha de dados é um questionário, em formato digital. Participaram, neste estudo, 79 docentes, em funções no sistema educativo regional açoriano. Os resultados obtidos mostram-nos que: os docentes com mais habilitações académicas ou formação pedagógica são os que consideram ser muito importante o recurso a instrumentos de CAA, para o sucesso e inclusão escolares de alunos com PC; os professores que utilizam a CAA têm graus de eficiência da comunicação, inclusão e sucesso escolares superiores aos que não a utilizam e apenas a formação académica e pedagógica influenciam as conceções e a frequência de utilização da CAA, pelos professores. Além disso, identificam-se como principais facilitadores, no recurso à CAA, pelos docentes, a colaboração dos professores de educação especial/apoio e dos técnicos de informática da escola, os recursos materiais e as políticas/medidas inclusivas. Como barreiras, há, sobretudo, falhas inerentes aos docentes, escassez de recursos de CAA e limitações ao nível destes últimos, bem como das próprias escolas. Quanto a medidas, para colmatar estas dificuldades, os docentes apontam, maioritariamente, a realização de formação específica, na área em questão e em educação especial, bem como o melhoramento e aumento dos recursos de CAA, nas escolas, seguindo-se o desenvolvimento de políticas/medidas facilitadoras do seu uso.
