Browsing by Author "Almeida, Ana Karina Valente de"
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- Gestão construtiva de conflitos em contexto de saúde: estudo numa unidade de saúde familiar da zona Centro de PortugalPublication . Almeida, Ana Karina Valente de; Cunha, PedroO conflito faz parte da nossa vivência enquanto seres sociais em constante interação com os outros. Está cientificamente comprovado que a sua existência não é prejudicial, antes pelo contrário, promove o crescimento e o desenvolvimento. A Saúde é uma área em que, devido às dinâmicas que nelas se desenvolvem, se torna suscetível ao surgimento de conflitos entre os diversos atores intervenientes. Assim sendo, os estudos da gestão de conflitos e da negociação associada aos contextos de saúde têm vindo a ser tema de investigação, nomeadamente no contexto dos Cuidados de Saúde Primários, em modernização desde 2006. Neste sentido, os instrumentos de avaliação apresentam-se com um elemento chave para podermos caracterizar a situação em Portugal e, assim, podermos investir nas áreas em défice, planeando eventuais formações dirigidas às reais necessidades da nossa sociedade, o que seria benéfico não só para os utentes dos serviços de saúde, mas também para todos os profissionais de saúde e as próprias instituições de saúde. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo analisar a qualidade da interação profissional de saúde-doente, bem como as estratégias de gestão de conflitos dos sujeitos selecionados na nossa amostra. Para tal, recorreu-se à aplicação do questionário da Qualidade da Interação Profissional de Saúde-Doente (QQPPI) e do Questionário DUTCH- Test For Conflict Handling. No que concerne aos participantes no estudo, estes são 150 utentes de uma Unidade de Saúde Familiar da Zona Centro. Os resultados obtidos foram positivos, e no que se refere ao seu cruzamento com as variáveis sócio-demográficas da amostra não há um estilo que se destaque em particular, tendo obtido diferenças significativas em todas elas á excepção da variável sexo. Quanto á qualidade da interação profissional de saúde-doente constatou-se que os utentes avaliam a mesma como razoável.