Antropológicas Nº 07 (2003)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Antropológicas Nº 07 (2003) by Author "Gouveia, Luis Borges"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencialPublication . Gouveia, Luis BorgesEste artigo descreve o estudo efectuado durante o último semestre de 2001 sobre o impacto da utilização de páginas Web associadas ao ensino tradicional de uma cadeira técnica, de cariz descritivo, numa instituição de ensino superior. O estudo tem por objectivo a análise do impacto do uso de páginas Web como complemento de aulas presenciais, tendo por base a comparação da utilização do computador, da Internet e das páginas Web pelos alunos da cadeira. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário que permitiu aferir quais as relações que existem entre a utilização de computador, a utilização da Internet e a utilização das páginas Web disponibilizadas no contexto da cadeira. O questionário foi dirigido aos alunos que frequentaram a cadeira no segundo semestre de 2001. Com base na análise efectuada aos dados e complementada pela informação resultante do tratamento destes é possível concluir que a existência de páginas Web de suporte à cadeira constitui um factor considerado positivo pelos alunos, independentemente das suas competências e padrões de utilização do computador ou da Internet. Seria de esperar que o interesse por estas páginas cessa, na maioria dos casos, a partir do momento em que a cadeira é realizada, o que pode indicar que o fomento da utilização quer dos computadores quer da Internet é independente do facto de serem utilizadas páginas Web de suporte a uma determinada cadeira. Existe no entanto um conjunto apreciável de casos em que subsiste a vontade de manter o acesso às páginas Web depois de concluída a cadeira, mantendo-se no entanto essa vontade de forma independente das competências de utilização dos computadores e da Web. The paper presents a study on the Web pages impact, in a particular higher education environment. The study main goal was to analyse the use of Web pages by students, as a complement to presential teaching. The study compares three variables related to technology competences: computer use, Internet use, and Web pages use. The study suggests that a considerable number of students keeps accessing the class Web pages after finishing the course, and that this trend is independent from each student competences regarding computer use and Web use.