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Abstract(s)
O presente relatório apresenta o exercício de aplicação do método quadripolar ao projeto de tese no contexto de um doutoramento em Ciência da Informação. O projeto explora a possibilidade de desenvolver um modelo de competências digitais no contexto da rede nacional de escolas de governo (RNEG) que no Brasil, é responsável pela formação dos servidores federais.
De facto, no âmbito da Ciência da Informação, cujo objeto informação é tomado enquanto fenómeno, logo com uma maior complexidade e abrangência, nomeadamente social, exige uma abordagem metodológica que abarque essa complexidade. Assim, o método quadripolar é uma opção que auxilia na abordagem dos fenómenos associados à informação, ao seu uso e exploração, no contexto da Ciência da Informação.
O Método Quadripolar propõe uma abordagem multidisciplinar em que combina o qualitativo e o quantitativo, propondo um instrumento de investigação dinâmico, assente no resultado da interação entre quatro pólos: epistemológico; teórico; técnico e morfológico. Esta abordagem permite a duplo estudo do problema em questão, tanto como no seu contexto, como enquanto representante de uma classe comum de problemas semelhantes (problemática).
Description
Keywords
Digital Método quadripolar Competências digitais Rede de escolas RNEG
Citation
Nogueira, D. e Gouveia, L. (2020). O Método Quadripolar e a sua aplicabilidade na pesquisa de tese sobre Competências Digitais no contexto da Rede Nacional de Escolas do Governo (RNEG-BT).Relatório Interno TRS 06/2020. Novembro. *TRS - Tecnologia, Redes e Sociedade. Universidade Fernando Pessoa.
Publisher
*TRS - Tecnologia, Redes e Sociedade