Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O mĂ©todo quadripolar e a sua aplicabilidade na pesquisa de tese sobre competĂȘncias digitais no contexto da Rede Nacional de Escolas do Governo (RNEG-BT)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RI_TRS07_2020.pdf1.2 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatĂłrio apresenta o exercĂ­cio de aplicação do mĂ©todo quadripolar ao projeto de tese no contexto de um doutoramento em CiĂȘncia da Informação. O projeto explora a possibilidade de desenvolver um modelo de competĂȘncias digitais no contexto da rede nacional de escolas de governo (RNEG) que no Brasil, Ă© responsĂĄvel pela formação dos servidores federais. De facto, no Ăąmbito da CiĂȘncia da Informação, cujo objeto informação Ă© tomado enquanto fenĂłmeno, logo com uma maior complexidade e abrangĂȘncia, nomeadamente social, exige uma abordagem metodolĂłgica que abarque essa complexidade. Assim, o mĂ©todo quadripolar Ă© uma opção que auxilia na abordagem dos fenĂłmenos associados Ă  informação, ao seu uso e exploração, no contexto da CiĂȘncia da Informação. O MĂ©todo Quadripolar propĂ”e uma abordagem multidisciplinar em que combina o qualitativo e o quantitativo, propondo um instrumento de investigação dinĂąmico, assente no resultado da interação entre quatro pĂłlos: epistemolĂłgico; teĂłrico; tĂ©cnico e morfolĂłgico. Esta abordagem permite a duplo estudo do problema em questĂŁo, tanto como no seu contexto, como enquanto representante de uma classe comum de problemas semelhantes (problemĂĄtica).

Description

Keywords

Digital MĂ©todo quadripolar CompetĂȘncias digitais Rede de escolas RNEG

Citation

Nogueira, D. e Gouveia, L. (2020). O MĂ©todo Quadripolar e a sua aplicabilidade na pesquisa de tese sobre CompetĂȘncias Digitais no contexto da Rede Nacional de Escolas do Governo (RNEG-BT).RelatĂłrio Interno TRS 06/2020. Novembro. *TRS - Tecnologia, Redes e Sociedade. Universidade Fernando Pessoa.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

*TRS - Tecnologia, Redes e Sociedade