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Abstract(s)
O presente relatĂłrio apresenta o exercĂcio de aplicação do mĂ©todo quadripolar ao projeto de tese no contexto de um doutoramento em CiĂȘncia da Informação. O projeto explora a possibilidade de desenvolver um modelo de competĂȘncias digitais no contexto da rede nacional de escolas de governo (RNEG) que no Brasil, Ă© responsĂĄvel pela formação dos servidores federais.
De facto, no Ăąmbito da CiĂȘncia da Informação, cujo objeto informação Ă© tomado enquanto fenĂłmeno, logo com uma maior complexidade e abrangĂȘncia, nomeadamente social, exige uma abordagem metodolĂłgica que abarque essa complexidade. Assim, o mĂ©todo quadripolar Ă© uma opção que auxilia na abordagem dos fenĂłmenos associados Ă informação, ao seu uso e exploração, no contexto da CiĂȘncia da Informação.
O Método Quadripolar propÔe uma abordagem multidisciplinar em que combina o qualitativo e o quantitativo, propondo um instrumento de investigação dinùmico, assente no resultado da interação entre quatro pólos: epistemológico; teórico; técnico e morfológico. Esta abordagem permite a duplo estudo do problema em questão, tanto como no seu contexto, como enquanto representante de uma classe comum de problemas semelhantes (problemåtica).
Description
Keywords
Digital MĂ©todo quadripolar CompetĂȘncias digitais Rede de escolas RNEG
Citation
Nogueira, D. e Gouveia, L. (2020). O MĂ©todo Quadripolar e a sua aplicabilidade na pesquisa de tese sobre CompetĂȘncias Digitais no contexto da Rede Nacional de Escolas do Governo (RNEG-BT).RelatĂłrio Interno TRS 06/2020. Novembro. *TRS - Tecnologia, Redes e Sociedade. Universidade Fernando Pessoa.
Publisher
*TRS - Tecnologia, Redes e Sociedade