Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
348.51 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste projecto de graduação são abordadas três grandes teorias neuropsicológicas para
explicação do autismo, e a sua relação com as componentes comunicativa e linguística
da síndrome: a teoria da mente, a teoria da coerência central e a teoria das funções
executivas. O autismo é uma perturbação neurodesenvolvimental invasiva que
pressupõe défices na interacção social e na comunicação, e um repertório de
comportamentos, actividades e interesses estereotipados, repetitivos e restritos. Ao
longo das últimas décadas, as teorias neuropsicológicas foram sendo propostas e
investigadas para tentar compreender-se a ligação entre o cérebro e o comportamento no
autismo. A teoria da mente propõe uma falha social que leva à incapacidade para a
compreensão de aspectos básicos da comunicação, como os estados mentais. A teoria da
(fraca) coerência central poderá explicar tanto os pontos fracos como as capacidades
extraordinárias apresentadas pelos indivíduos com autismo. A teoria das funções
executivas remete para os padrões de comportamento restritos, repetitivos e
estereotipados. As três teorias apresentam, indubitavelmente, complementaridades,
fornecendo informações valiosas para o entendimento do autismo e das suas
características comunicativas e linguísticas. In this graduation project three major neuropsychological theories of autism, and its
relation to communication and language in autistic syndrome, are reviewed: theory of
mind, central coherence, and executive functions hypothesis. Autism is a pervasive
developmental disorder involving deficits in social interaction and communication, and
restricted, repetitive, and stereotyped patterns of behavior, activities, and interests. Past
decades were important to cognitive theories to be proposed and investigated in an
attempt to understand the link between the brain and behavior in autism. Theory of
mind deficit hypothesis proposes a social fault that can lead to an inability to understand
basic aspects of communication, such as mental states. Weak central coherence
hypothesis can account for some of the patterns of weaknesses and strengths in autism.
Executive functions hypothesis refers to restricted, repetitive, and stereotyped patterns
of behavior. All three, undoubtedly, show complementarities and can provide valuable
information to understand autism and its communicative and linguistics features.
Description
Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala