Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
949.84 KB | Adobe PDF | |||
96.01 KB | Adobe PDF | |||
201.21 KB | Adobe PDF | |||
136.67 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo tem como objectivos principais a realização da adaptação linguística e cultural da Children‟s Communication Checklist (CCC), a comparação das competências comunicativas do grupo de crianças com PEA e com um desenvolvimento considerado normal através da utilização da CCC-P, a correlação das idades com as competências comunicativas no grupo experimental, tal como identificar as características comunicativas das crianças do grupo experimental através da aplicação da CCC-P. Para tal, iniciamos com a tradução e adaptação da CCC para o Português Europeu com a utilização de uma amostra constituída por cinquenta e uma crianças, divididas em dois grupos, trinta e seis no grupo de controlo e quinze no experimental (crianças com autismo entre os 6 a 9 anos) e procedemos à análise dos resultados.
Posteriormente recorreu-se ao programa SPSS para comparar as diferentes competências comunicativas da CCC-P dos dois grupos, tal como identificar as competências comunicativas de crianças com PEA. As análises efectuadas foram realizadas através dos resultados do preenchimento da CCC-P realizado por um dos cuidadores da criança.
Após análise dos resultados, foi possível dar respostas às questões elaboradas, verificando a existência de diferenças significativas nas competências comunicativas da CCC-P relativamente ao grupo de controlo e experimental e que a área mais forte nas crianças com PEA corresponde ao domínio H (Relações sociais) da checklist. The present study primary main objectives is the achievement of the linguistic and cultural adaptation of the Children‟s Communication Checklist (CCC), and the comparison of communication skills in a group of children with autistic spectrum disorder and the control group by using the CCC-P.
For this, we had began with the translation and adaptation of CCC for European Portuguese, and we had applied to a sample of fifty-one children, divided into two groups, thirty-six in the control group and fifteen in the experimental (children with autism between 6 and 9 years old) and proceeded to analyze the results.
Aftermost, it was resorted to SPSS programme to compare the different communicative skills of the CCC-P of the two groups, as well as to identify the communicative skills of children with ASD. The analysis were made through the results of the filling CCC-P by one of the children‟s caregiver.
After analyzing the results, it was provide answers to questions prepared by checking the existence of significant differences in the communication skills of the CCC-P for the control and experimental group and the strongest area in children with ASD matches the domain H (Social) checklist.
Description
Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala