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As dificuldades de leitura em alunos com perturbação de hiperactividade com défice de atenção (PHDA)

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Abstract(s)

O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA), uma perturbação que afecta a vida social e académica de muitos dos nossos alunos. Este estudo torna-se importante na medida em que está a aumentar o número de casos e, sobretudo, porque as crianças a quem foi diagnosticada esta perturbação apresentam dificuldades escolares podendo haver a concomitância com dislexia. Nesta dissertação procurou-se analisar os problemas de leitura nos alunos com PHDA. Sendo o saber ler uma das aprendizagens mais importantes, uma vez que é a chave que permite o acesso a todos os outros saberes, a leitura assume um papel determinante no sucesso escolar e é considerada uma ferramenta insubstituível que permite aos sujeitos leitores aceder a um conjunto de experiências e conhecimentos. Desta forma, torna-se crucial conhecer e compreender os seus modelos de aquisição tal como os processos que lhe são subjacentes. O estudo empírico que desenvolvemos envolveu 60 crianças do 5º ano de escolaridade (com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos), tendo-se identificado 30 crianças com PHDA e 30 crianças sem PHDA constituindo estes últimos o grupo de controlo. Neste estudo, construiu-se um instrumento de avaliação dos processos cognitivos da leitura constituída por uma prova de leitura de sílabas que visa avaliar as capacidades sub-lexicais envolvidas na leitura; uma prova de identificação de pseudopalavras para avaliar os processos lexicais; duas provas de frases lacunares e duas de identificação da palavra correcta de forma a avaliar os processos sintácticos; um texto lacunar (texto expositivo/ informativo) e um texto com respostas de escolha múltipla (texto narrativo) com o objectivo de analisar o processamento semântico da leitura. No presente estudo, os resultados indicam que o grupo com PHDA diferem dos do grupo sem PHDA na medida em que estes apresentam melhores performances ao nível dos processos cognitivos da leitura. Deste modo, os resultados corroboram a interligação entre PHDA e dificuldades específicas de leitura, interligação com dislexia. A finalizar o nosso estudo empírico, discutimos os resultados comparando-os com os de outras investigações. The present study deals with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), a disturbance that affects the social and the academic life of many of our students. This study becomes relevant because the number of diagnosed cases increases and many students present learning difficulties, along with dyslexia. As stated by others authors, reading is the key learning methodology because it gives access to all forms of knowledge, it plays a fundamental role in academic success and it is considered an irreplaceable tool, allowing readers to access sets of experiences as well as knowledge. This way, it becomes crucial to know and to understand its models of acquisition as well as inherent processes. In order to analyse the reading problems of children diagnosed positively for ADHD, the present study involved 60 children of the 5th grade (ages between 10 and 12), of which 30 were identified as ADHD (the other 30 worked as a control group) This way we built an instrument for assessing the reading cognitive processes: a syllable-reading test, that aims at assessing the sublexical abilities involved in reading; a test identifying pseudo words to identify lexical processes; two tests of sentences with gaps; two tests to identify the appropriate word in order to assess the syntactic process; a text with gaps (informative text) and a gap-filling text with multiple choice (narrative text) with the objective of analysing the semantic process of reading. As expected, the results showed that the non ADHD group had better reading processes performance at a cognitive level than the ADHD group. Thus, the results support the connection between ADHD and reading difficulties, interconnected with dyslexia. Ce travail est le résultat d’une recherché à propos des troubles de déficit de l'attention avec hyperactivité, un trouble qui affecte la vie sociale et académique de beaucoup de nos élèves. Cet étude est important dans la mesure où il existe une augmentation du nombre de cãs et surtout parce que les enfants à qui l’ont a diagnostique ce trouble, présentent des difficultés scolaires, pouvant avoir une concomitance avec la dyslexie. Étant le savoir lire un des apprentisages les plus importants, puisque c’est la clé qui permet l’accès à tous les autres savoirs, la lecture endosse un rôle déterminant dans le succès scolaire et est considérée un outil irremplaçable qui permet aux lecteurs d’accèder a un ensemble d’expériences et de connaissances. Ainsi, il est crucial de connaître et comprendre ces modèles d’acquisition ainsi que les processus sous-jacents. L’étude empirique que nous avons développé a engagé 60 enfants de la 5 ème année de scolarité (agés entre 10 et 12 ans), ayant étés identifiés 30 enfants avec des troubles de déficit de l'attention avec hyperactivité et 30 enfants sans troubles de déficit de l'attention avec hyperactivité, étant ce dernier groupe contrôlé. Dans cette thèse, l’objectif a été d'analyser les problèmes de lecture des élèves avec troubles de déficit de l'attention avec hyperactivité. Ainsi, nous avons construit un instrument d’évaluation des processus cognitifs de la lecture, étant cellui-ci constitué par une preuve de lecture des sylabes qui envisage évaluer les capacités sublexicaux impliqués dans la lecture; une preuve d'identification des pseudomots pour évaluer les processus lexicals; deux preuves de frases lacunaires et deux d’identification du mot correct de façon à évaluer les processus syntactiques; un texte lacunaire (texte expositif/informatif) et un texte avec des réponses de choix multiple( texte narratif) ayant comme objectif faire l’analyse du processus sémantique de la lecture. Dans cette étude , les résultats indiquent que le groupe avec troubles de déficit de l'attention avec hyperactivité sont différents de ceux qui n’ont pas des troubles de déficit de l'attention avec hyperactivité dans la mesure que ceux-ci présentent de meilleures performances au niveau des processus cognitifs de lecture. Ainsi, les résultats corroborent la liaison entre les troubles de déficit de l'attention avec hyperactivité et les difficultés spécifiques de lecture, faisant la liaison avec la dyslexie. En terminant cet étude empirique, nous avons discuté les résultats en les comparant avec d’autres enquêtes.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Saúde e Intervenção Comunitária.

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