Repository logo
 
Publication

A proficiência de reconhecimento da expressão facial das emoções: um estudo de caso com profissionais da educação no Instituto Federal Fluminense com recurso a inteligência facial e ao F-M FACS 5.0.

dc.contributor.advisorFreitas-Magalhães, A.
dc.contributor.authorPereira, Regina Célia Soares
dc.date.accessioned2025-01-30T17:24:29Z
dc.date.available2025-01-30T17:24:29Z
dc.date.issued2024
dc.descriptionRelatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Neurociência Aplicada à Aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractAs mudanças económicas, sociais e culturais que ocorrem na sociedade contemporânea, mediadas em parte pelo desenvolvimento da Neurociência, impõem um olhar inovador às questões centrais do processo educativo. Nesse sentido, a habilidade no Reconhecimento das Expressões Faciais das Emoções (REFE) é primordial para expressar a comunicação humana, pois é inata e universal, configurando-se inevitável influência no processo de ensino-aprendizagem entre os profissionais da Educação. O objetivo deste estudo é medir e analisar os acertos e erros no reconhecimento da expressão facial da emoção, aplicado aos profissionais na área da Educação, ao serem apresentados diferentes segmentos de fotografias, via aplicativo Kahoot. O instrumento para mapear os marcadores da expressão facial da emoção é o F-M Facial Action Coding System 5.0 (F-M FACS 5.0). Além disso, é utilizado para a recolha de dados o game Freitas-Magalhães Sandro Pereira Emotions (F-MSPE-1.0), desenvolvido no âmbito do Facial Emotion Expression Lab (FEELab), na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP). O público-alvo é formado por profissionais especializados na área da Educação, do Instituto Federal Fluminense (IFF), localizado na região Norte Fluminense/RJ-Brasil. O tamanho da amostra é de 80 participantes (n=80). O game contempla 10 questões com 4 possibilidades de escolha, com um tempo de 20 segundos para cada resposta. Em termos de resultados, não existem evidências estatísticas de que as variáveis "cargo e/ou género" estejam associadas a uma maior pontuação no que se refere à proficiência de reconhecimento da expressão facial das emoções. Desta forma, espera-se que a investigação contribua para aumentar o conhecimento científico nas áreas da Neurociência e da Educação.pt_PT
dc.description.abstractThe economic, social, and cultural changes that occur in contemporary society, mediated in part by the development of Neuroscience, impose an innovative perspective on the central issues of the educational process. In this sense, the ability to recognize facial expressions of emotions (REFE) is essential for human communication, as it is innate and universal, constituting an inevitable influence on the teaching-learning process among education professionals. The objective of this study is to measure and analyze the successes and errors in recognizing facial expressions of emotion, applied to professionals in the field of education when different segments of photographs are presented via the Kahoot application. The instrument used to map the markers of facial expression of emotion is the F-M Facial Action Coding System 5.0 (F-M FACS 5.0). In addition, the Freitas-Magalhães Sandro Pereira Emotions (F-MSPE-1.0) game, developed within the scope of the Facial Emotion Expression Lab (FEELab), at the Faculty of Health Sciences (FCS), Fernando Pessoa University (UFP), is used for data collection. The target audience consists of specialized professionals in the field of education from the Fluminense Federal Institute (IFF), located in the North Fluminense Region, RJ, Brazil. The sample size is 80 participants (n=80). The game includes 10 questions with four answer choices, with 20 seconds allowed for each response. In terms of results, there is no statistical evidence that the variables "job title and/or gender" are associated with higher scores in terms of proficiency in recognizing facial expressions of emotions. Thus, it is expected that the research will contribute to increasing scientific knowledge in the fields of Neuroscience and Education.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/13501
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectNeurociênciapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectF-M FACS 5.0pt_PT
dc.subjectExpressão facial da emoçãopt_PT
dc.subjectNeurosciencept_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.subjectFacial expression of emotionpt_PT
dc.titleA proficiência de reconhecimento da expressão facial das emoções: um estudo de caso com profissionais da educação no Instituto Federal Fluminense com recurso a inteligência facial e ao F-M FACS 5.0.pt_PT
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereportpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PD_37861.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Pós_doutoramento_37861
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: