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O papel dos influenciadores digitais como intermediários privilegiados entre as empresas e os consumidores: uma análise de discurso de conteúdos no Instagram

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSimões, Elsa
dc.contributor.authorLopes, Joana Isabel Sousa
dc.date.accessioned2020-07-14T08:59:31Z
dc.date.available2022-07-13T00:30:16Z
dc.date.issued2020-03-13
dc.description.abstractNo presente trabalho pretende-se refletir sobre o estado da arte da promoção das marcas junto dos consumidores através da análise específica de algumas novas formas de publicidade, onde se recorre aos influenciadores digitais e à sua interação com os públicos na rede social instagram. O crescimento do marketing digital tem vindo a refletir-se, de forma clara, na atuação das empresas e nas formas atuais de promoção das marcas. Tem contribuído para uma maior fidelização de clientes, uma grande divulgação das marcas e, consequentemente, assume-se como um meio privilegiado para o aumento das vendas. A transformação digital tornou-se uma realidade no dia-a-dia das empresas e tem vindo a suportar a criação de novos modelos de negócio. A chegada da internet e os seus posteriores desenvolvimentos vieram trazer alterações consideráveis no que diz respeito à comunicação entre as marcas e os consumidores. O reconhecimento da existência desta nova realidade motivou as empresas a encontrarem formas diferentes de dialogar com os seus públicos-alvo. Nessa medida, as redes sociais tornaram-se um canal de comunicação pertinente e relevante nos dias que correm. Através da sua utilização, as marcas alteraram e adaptaram os meios tradicionais de comunicação às suas necessidades específicas e adotaram este novo conceito que, além de outras vantagens, permite, sobretudo, uma maior proximidade com o consumidor. Desta forma, surgiram os líderes de opinião, conhecidos como ‘influenciadores digitais’, que se tornaram um recurso importante para as marcas, devido à sua capacidade de influenciar decisões e ao seu poder comunicacional. É objetivo deste trabalho refletir sobre esta nova atividade de comunicação que é levada a cabo através do meio digital e a forma como pode ser usada em proveito da promoção de empresas e marcas específicas, procurando entender o modo como os influenciadores e a sua atuação na rede social instagram, especificamente, podem constituir-se como fatores essenciais para as estratégias de comunicação entre as empresas e os consumidores. Para este efeito, recorreremos, no estudo de caso, a uma análise de conteúdo das publicações dos influenciadores no instagram, uma vez que esta é uma das redes sociais com maior relevância nos dias de hoje, assim como a mais utilizada para a partilha de conteúdos de influenciadores digitais com um elevado número de seguidores.pt_PT
dc.description.abstractIt is the purpose of this thesis to undertake a reflection on the state of the art of brand promotion, by means of the analysis of a number of recent forms of advertising, where brands use digital influencers and their interaction with audiences on Instagram. The growth of digital marketing has become clearly visible in the performance of companies and in contemporary forms of brand promotion. It has contributed to increased client loyalty, higher levels of brand awareness and, arguably, increased sales. Digital transformation is a daily reality of companies and supports the creation of new business models. The arrival of internet and its developments have triggered considerable changes in the communication between brands and consumers, which meant that companies had to find new ways of establishing dialogues with their target audiences. Social networks have become relevant communication channels nowadays. By using them, brands have altered and adapted their traditional means of communication to their specific needs and have adopted this new concept that allows, among other advantages, a closer proximity to the consumer. Thus, we have witnessed the appearance of opinion leaders in social networks, known as ‘digital influencers’, who became a resource for brands, due to their ability to influence decision-making processes and their communicational power. This thesis aims to reflect on this new communicational activity undertaken by means of digital tools and seeks to understand how digital influencers can be essential for communication strategies between companies and consumers. In order to reach this goal, our case study will analyse the content of a number of promotional posts by influencers on Instagram. This choice is due to the fact that this is one of the most relevant social networks nowadays, as well as the preferred one for sharing contents by digital influencers with a high number of followers.pt_PT
dc.identifier.tid202723097
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/8722
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing digitalpt_PT
dc.subjectMarketing de influênciapt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectConsumidorespt_PT
dc.subjectMarcaspt_PT
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_PT
dc.subjectInstagrampt_PT
dc.subjectDigital marketingpt_PT
dc.subjectInfluence marketingpt_PT
dc.subjectStrategypt_PT
dc.subjectConsumerspt_PT
dc.subjectBrandspt_PT
dc.subjectDigital influencerspt_PT
dc.subjectInstagrampt_PT
dc.titleO papel dos influenciadores digitais como intermediários privilegiados entre as empresas e os consumidores: uma análise de discurso de conteúdos no Instagrampt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação, ramo de Relações Públicas, Publicidade e Marketingpt_PT

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