Publication
As TIC gestão da educação básica: um estudo de caso na percepção dos educadores
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fragata, Orlando | |
dc.contributor.author | Leite, Salvador Antonio Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2018-07-26T14:20:03Z | |
dc.date.available | 2018-07-26T14:20:03Z | |
dc.date.issued | 2018-07-04 | |
dc.description.abstract | O uso das novas tecnologias no contexto educacional tem exigido cada vez mais uma formação dos profissionais da educação mais exigente. As TIC vem para contemplar um planeamento e uma prática pedagógica mais voltada para essa nova geração, conhecida como geração Z que já nasceram diante de um mundo conectado. Este trabalho, intitulado como: AS TIC NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um estudo de caso na percepção dos educadores, pretendeu identificar junto aos professores e gestores a sua percepção em relação ao uso das TICs no contexto educacional. Conhecer como se deu o processo de inserção das TICs no contexto escolar. Identificar as principais dificuldades que os educadores e gestores encontram ao incluir as TICs no contexto educacional. Verificar a aplicação das novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem para os professores. Verificar se o avanço tecnológico causa receios, dúvidas e questionamentos na comunidade escolar. Para responder a tantos questionamentos, a metodologia utilizada na investigação é de cariz qualitativo, e teve-se como instrumento de investigação um questionário que foi aplicado aos professores e aos gestores. A pesquisa demonstrou que o uso das TIC em sala de aula poderá contribuir com o avanço do ensino aprendizagem do aluno e com a melhora do planeamento e da interação professor-aluno, contribuindo assim, para o sucesso da aprendizagem do educando. | pt_PT |
dc.description.abstract | The use of new technologies in the educational context has increasingly required a training of the most demanding education professionals. The ICT comes to contemplate a planning and pedagogical practice more directed to this new generation, known as generation Z that already were born before a connected world. This paper, titled: ICT IN THE MANAGEMENT OF BASIC EDUCATION: A case study in the perception of educators, aimed to identify with teachers and managers their perception regarding the use of ICT in the educational context. To know how the process of insertion of ICT in the school context occurred. Identify the main difficulties that educators and managers encounter when including ICT in the educational context. Check the application of new technologies in the process of teaching learning for teachers. Check if the technological advance causes fears, doubts and questions in the school community. To answer so many questions, the methodology used in the research is qualitative, and a questionnaire was used as a research tool that was applied to teachers and managers. The research showed that the use of ICT in the classroom can contribute to the advancement of student learning teaching and the improvement of planning and teacher-student interaction, thus contributing to the success of the student's learning. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202692515 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/6852 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Uso das TIC | pt_PT |
dc.subject | Geração Z | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Gestores | pt_PT |
dc.subject | Formação continuada | pt_PT |
dc.subject | ICT use | pt_PT |
dc.subject | Generation Z | pt_PT |
dc.subject | Teachers | pt_PT |
dc.subject | Managers | pt_PT |
dc.subject | Continuing education | pt_PT |
dc.title | As TIC gestão da educação básica: um estudo de caso na percepção dos educadores | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacional | pt_PT |