Repository logo
 
Publication

Percepções dos professores do ensino secundário, face à inclusão de alunos com necessidade educativas especiais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Fátima
dc.contributor.authorGonçalves, Ricardina Pereira
dc.date.accessioned2018-10-02T18:35:54Z
dc.date.available2018-10-02T18:35:54Z
dc.date.issued2015-07-02
dc.description.abstractO presente estudo de carácter descritivo pretende compreender a percepção dos professores do ensino secundário sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), e constatar eventuais problemas no exercício da actividade docente, decorrente da aplicação da Lei n.º 85/2009, de 27 de Agosto, que estabelece o regime da escolaridade obrigatória para as crianças e jovens que se encontram em idade escolar, compreendida entre os 6 e os 18 anos. Esta diversidade, se por um lado, traz para dentro das escolas a riqueza e a verdade que a diferença encerra, por outro lado, levanta aos professores questões importantes e, por vezes difíceis, no modo de ensinar jovens com características muito particulares. Foi utilizada uma metodologia quantitativa. Participaram neste estudo 53 professores do ensino secundário dos agrupamentos GIL Eanes e Júlio Dantas, aos quais foi aplicado um questionário . A análise estatística foi efetuada com recurso ao Statistical Package for the Social Sciences. Foi ainda utlizada a análise de conteúdo. Concluiu-se que os docentes percecionam que os alunos com NEE necessitam de uma sala de apoio, currículos próprios, acompanhamento especializado, entre outras necessidades. No entanto, mesmo cientes desta realidade demonstraram flexibilidade perante a existência de alunos com NEE nas suas salas de aula, expressando níveis de satisfação elevados. Paralelamente reconhecem a importância do apoio socio emocional, para estes alunos, de partilharem a sala de aula com os outros e, neste âmbito, admitem que não deverá haver qualquer diferenciação entre alunos com e sem NEE. Não se verificou uma relação estatisticamente significativa entre a idade e o tempo de serviço dos docentes que constituem a amostra do estudo e as suas percepções. No entanto todas as outras variáveis exercem uma influência estatisticamente significativa sobre as percepções dos professores referidos.pt_PT
dc.description.abstractThis descriptive character study seeks to ascertain the perception of secondary school teachers on the inclusion of students with Special Educational Needs (SEN), and note any problems in teaching activity, resulting from the application of Law No. 85/2009, of 27 August, establishing the compulsory education scheme for children and young people who are of school age, between 6 and 18 years. This diversity, on the one hand, brings into the schools the wealth and the fact that the difference ends, on the other hand, raises important questions to teachers and sometimes difficult, in order to teach young people with particular characteristics. A quantitative methodology was used. The sample consisted of 53 secondary school teachers of GIL Eanes and Júlio Dantas groups, which received a questionnaire. Statistical analysis was performed using the Statistical Package for the Social Sciences. It was also utilized content analysis. It was concluded that the percecionam teachers that students with SEN require a support room, own curricula, professional instruction, among other needs. However, even aware of this reality show flexibility before the existence of students with SEN in their classrooms, expressing high levels of satisfaction. At the same time recognize the importance of socio emotional support for these students to share the classroom with others and, in this context, admit that there should be no differentiation between students with and without special needs. There was a statistically significant relationship between age and length of service of teachers in the sample of the study and their perceptions. However all other variables have a statistically significant influence on the perceptions of those teachers.pt_PT
dc.identifier.tid202183599
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6948
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectEnsino obrigatóriopt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectHigh schoolpt_PT
dc.subjectObligatory educationpt_PT
dc.subjectSpecial educative needspt_PT
dc.titlePercepções dos professores do ensino secundário, face à inclusão de alunos com necessidade educativas especiaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ricardina Gonçalves.pdf
Size:
575 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: