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A SonolĂȘncia Diurna Excessiva em Estudantes do 1Âș Ano do Ensino Superior

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Abstract(s)

Tem vindo a aumentar a atenção dada ao sono e Ă s dificuldades a ele associadas no que diz respeito aos jovens, particularmente aos estudantes universitĂĄrios. No caso especĂ­fico dos alunos do 1Âș ano do Ensino Superior, e estando estes a vivenciar uma fase de transição e adaptação a um novo contexto que implica novos desafios e exigĂȘncias aos mais diversos nĂ­veis, o sono poderĂĄ ser um dos aspectos a ressentir-se durante esse perĂ­odo, resultando numa pobre higiene do sono e consequente sonolĂȘncia diurna excessiva (SDE). O estudo realizado pretende averiguar a prevalĂȘncia de SDE numa amostra de alunos do 1Âș ano e identificar alguns dos seus correlatos. Participaram 115 alunos (72,2% do sexo feminino, idade mĂ©dia de 18,7 anos) a frequentar o 1Âș ano de diferentes Cursos e Faculdades privadas no ano lectivo de 2006-2007. Foram administrados colectivamente um QuestionĂĄrio SĂłcio-DemogrĂĄfico, os itens 1 e 2 do QuestionĂĄrio de Estado de SaĂșde (MOS SF-36) e a Escala de SonolĂȘncia de Epworth (ESE). Os resultados revelaram Ă­ndices de SDE considerados patolĂłgicos em cerca de um terço da amostra, confirmando os dados da literatura revista. NĂŁo se verificaram relaçÔes estatisticamente significativas entre a SDE e o sexo, a idade, a saĂ­da ou nĂŁo de casa para estudar e a percepção geral do estado de saĂșde dos participantes. Os resultados sugerem que Ă© necessĂĄrio avaliar, rotineiramente, a SDE dos estudantes do 1Âș ano e identificar os seus preditores modificĂĄveis, de modo a desenvolver estratĂ©gias de intervenção eficazes.
Tem vindo a aumentar a atenção dada ao sono e Ă s dificuldades a ele associadas no que diz respeito aos jovens, particularmente aos estudantes universitĂĄrios. No caso especĂ­fico dos alunos do 1Âș ano do Ensino Superior, e estando estes a vivenciar uma fase de transição e adaptação a um novo contexto que implica novos desafios e exigĂȘncias aos mais diversos nĂ­veis, o sono poderĂĄ ser um dos aspectos a ressentir-se durante esse perĂ­odo, resultando numa pobre higiene do sono e consequente sonolĂȘncia diurna excessiva (SDE). O estudo realizado pretende averiguar a prevalĂȘncia de SDE numa amostra de alunos do 1Âș ano e identificar alguns dos seus correlatos. Participaram 115 alunos (72,2% do sexo feminino, idade mĂ©dia de 18,7 anos) a frequentar o 1Âș ano de diferentes Cursos e Faculdades privadas no ano lectivo de 2006-2007. Foram administrados colectivamente um QuestionĂĄrio SĂłcio-DemogrĂĄfico, os itens 1 e 2 do QuestionĂĄrio de Estado de SaĂșde (MOS SF-36) e a Escala de SonolĂȘncia de Epworth (ESE). Os resultados revelaram Ă­ndices de SDE considerados patolĂłgicos em cerca de um terço da amostra, confirmando os dados da literatura revista. NĂŁo se verificaram relaçÔes estatisticamente significativas entre a SDE e o sexo, a idade, a saĂ­da ou nĂŁo de casa para estudar e a percepção geral do estado de saĂșde dos participantes. Os resultados sugerem que Ă© necessĂĄrio avaliar, rotineiramente, a SDE dos estudantes do 1Âș ano e identificar os seus preditores modificĂĄveis, de modo a desenvolver estratĂ©gias de intervenção eficazes.

Description

Dissertação apresentada Ă  Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, ramo de Psicologia ClĂ­nica e da SaĂșde

Keywords

Sono Estudantes universitĂĄrios Transição Adaptação SonolĂȘncia diurna excessiva (SDE) Sleep College students Transition Adaptation Excessive daytime sleepiness (EDS)

Pedagogical Context

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[s.n.]

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