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FCHS (DCEC) - Comunicações em Conferências Nacionais

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Recent Submissions

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  • Estado, Democracia e Crime Organizado Internacional
    Publication . Campina, Ana; Rodrigues, Carlos
    O Crime Internacional Organizado afeta forte e irreversivelmente o contexto internacional, sendo uma poderosa e sistemática ameaça à Segurança dos Estados, Governos, Economias, Sociedade, impondo-se como um dos maiores desafios às autoridades policiais à investigação criminal e à Justiça. As Organizações Internacionais, como as Nações Unidas e o Conselho da Europa, assim como os ordenamentos jurídicos e judiciais da maioria dos Estados, através do sistema legal internacional de reconhecimento desta criminalidade, reconhecem que é perentória que haja uma vasta prevenção e proteção das potenciais vítimas. Porém o combate ao Crime Organizado Internacional apresenta-se como um problema muito grave pela dificuldade ou impossibilidade de prevenção, controlo e, de forma particular, pelas graves consequências e afetações e danos à vida dos Estados e dos indivíduos, pela violação dos Direitos Humanos e Fundamentais, como nos revelam as estatísticas oficiais. Dada a multiplicidade de proveniências, idade ou profissão dos criminosos, atuando individualmente ou integrados em organizações, grupos organizados, associações ou redes, à escala global/regional/local, e cujo potencial e capacidades de evolução e inovação permanentes com um grau de sofisticação muito elevado, conseguem ludibriar e ultrapassar os sistemas de controlo e de captura internacionais. Urge a desconstrução de estereótipos que se proliferam perigosamente gerando reações múltiplas negativas e condicionam a ação dos distintos intervenientes em prol da prevenção e combate a este Crime Internacional.
  • Estudos da publicidade exterior: do cartaz camaleónico à realidade virtual
    Publication . Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Zilles; Zuffo, Marcelo
    O trabalho apresenta uma revisão história das colaborações científico- tecnológicas dos autores no campo da publicidade exterior. Sintetiza as principais atividades realizadas na intersecção entre comunicação publicitária, cidades criativas e tecnologias nos últimos 10 anos em Portugal. Assim, o documento apresenta as pesquisas, desafios e resultados em ordem cronológica e, desta forma, debate a evolução dos meios de comunicação em espaços urbanos, numa reflexão sobre os marcos da evolução desta mídia fora-de-portas – do papel ao digital, da tinta aos bits, do físico ao virtual. Nosso desejo, então, é perscrutar, refletir e discutir sobre a caminhada que tivemos até o momento – e que não para por aqui – no sentido de partilhar com a comunidade científica nossas visões e, a partir daqui, lançar uma prospectiva para futuras pesquisa na área. Para já podemos indicar que temas emergentes orbitam a alçada da relação entre publicidade e cidade como, por exemplo: cidades sustentáveis, slow-life, marketing de experiência, realidade virtual e aumentada, internet das coisas e inteligência artificial.