Marinho, SusanaMedina, Tânia Caroline Augusto2018-07-252018-07-252018-07-19http://hdl.handle.net/10284/6832Este estudo incide sobre os comportamentos disruptivos apresentados pelas crianças da pré-escola, as relações familiares conturbadas e muitas das vezes violentas, os ambientes considerados insalubres e inadequados, as condições socioeconômicas e socioemocionais destas famílias, submetendo estas crianças a risco social. Assim abordamos a percepção do comportamento disruptivos, a importância do desenvolvimento das competências sociais, a responsabilidade da família na construção dessas competências e o quanto o ambiente influencia no desenvolvimento destes comportamentos disruptivos, expondo conceitos, teorias, causas e consequências. Com isso, Educação Ambiental (EA) surge como estratégia possível na mudança de tais comportamentos, já que a mesma trabalha com a valorização do meio e o cuidado e respeito com o ser vivo. Como foco da pesquisa selecionou-se uma escola de periferia e também ambiente de trabalho da investigadora, procurando-se responder à questão “Como a prática da Educação Ambiental promove a mudança de comportamento nas crianças em idade pré-escolar que estão em risco social?” Para orientar a investigação, elencamos os seguintes objetivos: (i) descrever nas crianças em idade pré-escolar as mudanças no comportamento social com a prática da Educação Ambiental; (ii) observar nas crianças que estão em risco social, as mudanças de atitudes e respeito para consigo, com a sociedade (família e comunidade escolar) a qual pertence e com o outro; (iii) perceber nas crianças qual a percepção do meio ambiente e do planeta como um todo. No estudo empírico, de enfoque qualitativo e abordagem investigação/ação, recorreu-se a entrevista semiestruturada com apoio de vinhetas para melhor entendimento das crianças participantes do estudo. Utilizou-se a estratégia da EA como prática pedagógica para perceber possível mudança de comportamento das crianças em risco social, principalmente para as crianças em idade pré-escolar. Os resultados obtidos mostram que as crianças participantes, apresentam comportamentos disruptivos em decorrência de relações familiares conturbadas, ambientes inadequados para uma vida saudável e situações socioeconômicas desfavoráveis. Ressalta-se que é necessário pensar na prática da Educação Ambiental como estratégia para perceber a possível mudança de comportamentos disruptivos nas crianças em idade pré-escolar que se encontram em risco social e promover atividades de intervenção, que possam ressaltar a importância do respeito ao próximo e aos seres que vivem no planeta.This study focuses on disruptive behaviors presented by pre-school children, troubled and often violent family relationships, unsanitary and inadequate environments, socioeconomic and socio-emotional conditions of these families, subjecting these children to social risk. Thus we approach the perception of disruptive behavior, the importance of the development of social competences, the responsibility of the family in the construction of these competences and how much the environment influences the development of these disruptive behaviors, exposing concepts, theories, causes and consequences. With this, Environmental Education (EA) emerges as a possible strategy in the change of such behaviors, since it works with the valorization of the environment and the care and respect with the living being. As a focus of the research, a periphery school was selected as well as the researcher's work environment, trying to answer the question "How does the practice of Environmental Education promote behavior change in pre-school children who are at social risk? "In order to guide the investigation, we set out the following objectives: (i) to describe in the pre-school children the changes in social behavior with the practice of Environmental Education; (ii) to observe in children who are at social risk, the changes of attitudes and respect towards themselves, with the society (family and school community) to which they belong and with the other; (iii) perceive in children the perception of the environment and the planet as a whole. In the empirical study, qualitative approach and research / action approach, we used the semistructured interview with support of vignettes for a better understanding of the children participating in the study. The EA strategy was used as a pedagogical practice to perceive a possible change in the behavior of children at social risk, especially for pre-school children. The results show that the participating children present disruptive behavior due to troubled family relationships, inadequate environments for healthy living and unfavorable socioeconomic situations. It should be emphasized that it is necessary to think of the practice of Environmental Education as a strategy to perceive the possible change in disruptive behavior in pre-school children who are at social risk and to promote intervention activities that may highlight the importance of respect for the next and the beings that live on the planet.porRisco socialComportamentoEducação ambientalSocial riskBehaviorEnvironmental educationEducação ambiental: uma estratégia colaborativa para mudança do comportamento de crianças em risco socialmaster thesis