Araújo, PatríciaFerreira, Rui André de Sá2019-12-302019-12-302010http://hdl.handle.net/10284/8371Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciado em EnfermagemA Enfermagem é considerada como uma profissão com elevado nível de stresse, devido á responsabilidade pelas pessoas que cuida e às funções que desempenha. Os enfermeiros estão constantemente expostos a vários riscos, estando a Enfermagem incluída no grupo das profissões desgastantes. O stresse sentido durante a formação inicial em enfermagem constitui uma área a explorar, principalmente nos estágios em enfermagem onde são prestados cuidados continuados ao doente e onde o stresse pode diminuir a qualidade da relação estagiário-doente. Neste sentido foi colocada a seguinte questão de investigação: Quais os factores causadores de stresse nos estudantes de enfermagem da UFP no Estágio de Integração á vida Professional? O presente estudo decorreu da constatação de que os estudantes de enfermagem, em estágio, passam por momentos de stresse que podem, já aí, afectar a qualidade da sua relação com o doente. Assim, consideramos importante desenvolver um estudo que procura identificar os factores de stresse e as suas implicações nos estudantes de enfermagem da Universidade Fernando Pessoa no Estágio de Integração á Vida Profissional, tendo corno objectivo geral: analisar o stresse dos estudantes de enfermagem da UFP no EIVP. Trata-se de um estudo descritivo-correlacional e transversal, inserido numa abordagem quantitativa, a urna amostra de 40 estudantes de Enfermagem da UFP, ao qual foi aplicado como instrumento de recolha de dados, um questionário com perguntas fechadas, no dia 25 de Janeiro de 2010. Os resultados obtidos não se mostram conclusivos, o que levanta a questão da necessidade de realização de mais estudos, com amostras superiores e com grupos homogéneos, assim como com diferentes metodologias.porInfluência dos factores de stresse nos estudantes de enfermagem da Universidade Fernando Pessoa no estágio de integração à vida profissionalbachelor thesis