António, Paulo FranciscoGouveia, Luis Borges2014-06-262014-06-262014-06-26http://hdl.handle.net/10284/4254A vida académica no seu início, coloca desafios novos aos alunos: novos ambientes, novas experiências e novos desafios. A transição do ensino médio para o ensino superior em que os alunos mantêm o primeiro contacto com o ensino superior (neste contexto, com a universidade) exige sempre adaptação e o sucesso dessa adaptação pode influenciar no grau de aproveitamento e na qualidade de experiencia de cada aluno. Segundo as experiências vividas pelos alunos, foi difícil interagir com a universidade, desde a sua organização e unidades de ensino, bem como todas as áreas indispensáveis ao funcionamento da universidade. No sentido de personalizar as necessidade de um aluno do 1º ano e facilitar a sua interacção com a universidade, aproveitando os seus colegas de outros anos e o suporte de tecnologia, é estudado um sistema de acolhimento que possa satisfazer as necessidades no contacto com a Universidade. Este problema podia ser estudado com recurso as métodos e técnicas disponibilizadas em Interacção Homem-Máquina, propondo de um sistema de ajuda os alunos caloiros para estes a conhecerem e localizarem com maior facilidade os recursos disponíveis na Universidade. O relatório descreve a implementação de um SISTEMA DE ACOLHIMENTO para os alunos caloiros tendo em conta as suas necessidades específicas e propõe um protótipo de interface de baixa fidelidade para testes de usabilidade.porEnsino SuperiorSistema de AcolhimentoInteracção Homem-MáquinaUniversidade Católica de AngolaEstudo Preliminar de um Sistema de Acolhimento para Alunos da Universidade Católica de Angolareport