Ferreira, ElisabeteFerreira, Joana Catarina Caires2023-11-272023-11-272011http://hdl.handle.net/10284/12445Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da FalaA respiração é uma função vital e inata e um processo automático e involuntário, imprescindível a todos os seres vivos. O sistema de respiração correcto, é aquele que é realizado por via nasal, na qual ocorre a filtração, humidificação e aquecimento do ar aquando da inspiração. Esta é considerada oral, quando ocorre uma modificação na passagem do fluxo aéreo, passando a ser realizada pela cavidade oral, ao invés das fossas nasais. As alterações desencadeadas pela respiração oral afectam um indivíduo como um todo, uma vez que esta é responsável por provocar modificações a nível crânio facial e dentário; dos órgãos fono articulatórios; corporais; das funções orais, entre outros. Este trabalho foi desenvolvido com o objectivo de analisar a percepção de 32 educadores de infância, com idades compreendidas entre os 25 e os 50 anos e com anos de profissão no activo que variam entre os 5 e os 28, relativamente à temática da respiração oral. O instrumento utilizado para a colheita de dados foi o inquérito por questionário, por auto preenchimento. Respondendo aos objectivos formulados no início do trabalho, pode-se afirmar que os resultados obtidos não foram estatisticamente significativos e que os participantes não responderam correctamente a todas as questões, mas por outro lado não houve um total desconhecimento por parte destes relativamente ao tema em estudo.Breathing is an innate and vital function and an automatic and involuntary process which is essential to all living beings. The appropriate respiration system is performed by the nasal cavity, where the filtration, humidification and warming of the air occurs during inspiration. It is considered oral, when the air goes through the oral cavity instead of the nostrils. The changes caused by the oral respiration have an effect on individual as a whole, since it is responsible for causing modifications on facial and dentistry skull, articulated organs, the body, the oral function and many others. This work was developed with the intent of analysing the perspective of 32 kindergarten educators, with ages between 25 and 50 years old that have been working with the matter of oral respiration for 5 to 28 years. The details of the study were collected by an individual questionnaire. Responding to the objectives formulated at the beginning of the work, we can say that the study results are not statistically significant as the contestants did not answer correctly to all questions, but otherwise there wasn’t a total lack of knowledge of their part for the present study.porRespiraçãoRespiração oralAlterações decorrentes da respiração oralEducadores de infânciaRespirationOral respirationResultant changes of the oral respirationKindergarten educatorsAlterações decorrentes da respiração oral: percepção dos educadores de infânciabachelor thesis