Chequa, Francisco2010-12-292011-10-062010-12-292011-10-062000Antropológicas. Porto. ISSN 0873-819X. 4 (2000) 9-44.0873-819Xhttp://hdl.handle.net/10284/1697Conserva-se ainda em muitas aldeias andaluzas, aquando das festas religiosas, uma representação pública popular conhecida pelo nome genérico de “Mouros e Cristãos”. Esta representação não constitui a única componente da festa, mas é a que confere a maior demonstração de identidade local, o elemento que mais se destaca relativamente a outras celebrações populares, por isso as suas “relações” (escaramuças, desfiles dos respectivos grupos e outras) são o momento festivo mais cuidado pelos nativos. Não é fácil conhecer-se a sua origem, nem quem idealizou estas representações, e ainda menos fácil é saber-se como chegaram a cada povoação. Sabe-se, todavia, que existem desde há vários séculos. A intenção do presente trabalho é abordar este tipo de drama-festa segundo uma perspectiva antropológica. During religious festivals in many Andalusian villages there can be found a popular public performance generally known as ‘The Moors and the Christians’. Although this show is by no means the only component of the festivals, as a representation of the local identity it is certainly the strongest and goes beyond other popular celebrations. That is why its elements such as fights, processions, and others draw most attention on the part of the natives. It is not easy to find out the origin of these public shows, nor who idealised them. It is even harder to know how they came to be practised in specific settlements. This study examines this type of drama-festivals from an anthropological perspective.spaLa fiesta de «Moros y Cristianos» en Andalucía: una aproximación desde la antropologíajournal article