Lopes-Herrera, Simone Aparecida2012-03-132012-03-132009Cadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 01, Nº 02 (2009) 87-106.1647-3485http://hdl.handle.net/10284/2897O autismo de alto funcionamento (AAF) e a síndrome de Asperger (SA) são transtornos globais do desenvolvimento que apresentam desordens na interação social, comunicação e linguagem. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar as habilidades comunicativas verbais de duas crianças com estes diagnósticos. Foram realizadas dez gravações de situações interativas criança-adulto. Os resultados demonstraram significante utilização do meio verbal de comunicação, com perfil homogêneo quantitativamente, o que pode redirecionar aspectos de uma intervenção fonoaudiológica futura com a linguagem destas crianças. The high-functioning autism (HFA) and the Asperger´s syndrome (AS) are pervasive developmental disorders which lead to social interactive, communicative and language problems. The aim of this study was to describe and to analyze the verbal communicative abilities found in two children (with HFA and AS). Ten interactive situations between adult and each children were recorded on video. The analysis showed a significant use of verbal mode of communication, with communicative profiles quantitatively homogeneous. That results should be redirected language interventions.porAutismoSíndrome de AspergerLinguagemHabilidades comunicativas verbaisAutismAsperger´s syndromeLanguageVerbal communicative abilitiesO uso da linguagem no autismo de alto funcionamento e na síndrome de Asperger: uma perspectiva pragmática na intervenção fonoaudiológicajournal article