Cardoso, Paulo RibeiroMartins, Bruna Filipa Marques2025-09-242025-09-242025http://hdl.handle.net/10284/14602Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências da Comunicação.Este projeto de graduação tem como objetivo analisar a estratégia de comunicação da marca de cosmética Rhode nas redes sociais, fundada pela influenciadora e empresária Hailey Bieber. A marca destaca-se no mercado global de beleza, principalmente por ter uma presença marcante e forte nas redes sociais, com destaque para o Instagram e TikTok. A investigação proposta procura compreender como a Rhode desenvolve e comunica a sua imagem de marca por meio de recursos visuais, textuais e interativos, e como mobiliza comunidades digitais para promover os seus produtos e ideais. Partindo de uma abordagem teórica que abrange as ideias de cultura digital, globalização e participação ativa dos clientes, esta pesquisa utiliza uma análise de conteúdo focada nas publicações realizadas pela marca ao longo do mês de abril de 2025. Serão combinados dados quantitativos (como níveis de interação, número de reações, partilhas e comentários) com uma análise qualitativa que examina os tipos de publicações, o estilo de comunicação, o design visual e o uso de influenciadores e conteúdo criado pelos utilizadores. Complementarmente, é apresentado um estudo com um inquérito por questionário que visa analisar a perceção de uma amostra de consumidores acerca da marca Rhode. Especificamente, o objetivo é avaliar o reconhecimento da marca, assim como a opinião dos consumidores sobre a marca e os conteúdos que ela divulga nas redes sociais.This graduation project aims to take an in-depth look at the digital communication strategy of the cosmetics brand Rhode, founded by influencer and entrepreneur Hailey Bieber. The brand has stood out in the saturated global beauty market, mainly because it has a strong presence on social networks, especially Instagram and TikTok. The proposed research seeks to understand how Rhode develops and communicates its brand image through visual, textual and interactive resources, and how it mobilizes digital communities to promote its products and ideals. Based on a theoretical approach that encompasses the ideas of digital culture, globalization and active customer participation, this research uses a content analysis focused on the publications made by the brand throughout the month of April 2025. Quantitative data (such as interaction levels, number of reactions, shares and comments) will be combined with a qualitative analysis that examines the types of posts, communication style, visual design and the use of influencers and user-created content. Additionally, a study is presented through a questionnaire survey that aims to analyze the perception of a sample of consumers about the Rhode brand. Specifically, the objective is to assess brand recognition, as well as consumers' opinions about the brand and the content it publishes on social media.porMarketing digitalCosméticaRedes sociaisRhodeInstagramTikTokDigital marketingCosmeticsSocial mediaA comunicação das marcas de maquilhagem nas redes sociais: um estudo de caso da marca RhodeThe communication of make-up brands on social networks: a case study of the Rhode brandbachelor thesis