Fernandes, FábioRui Torres2008-12-022011-10-062008-12-022011-10-062007Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 2 (2007) 153-157.1646-4435http://hdl.handle.net/10284/860O presente artigo tem como objetivo mapear o percurso da construção narrativa subjacente à trajetória do interator no projeto AlletSator, apontando suas referências e origens no território literário, particularmente por intermédio de dois eixos: a literatura de ficção científica, representada por expoentes como Isaac Asimov e Arthur C. Clarke, além de nomes mais recentes do gênero como J.G.Ballard, Allen Steele, Dan Simmons e John Varley; e a produção de textos combinatórios de determinados autores do grupo OuLiPo, como Raymond Queneau, Georges Perec e Ítalo Calvino, na criação do que consideramos pertinente batizar de “hiperpuzzles”, ou seja, enigmas que criam lexias que apontam para diferentes percursos narrativos no interior do labirinto atravessado pelo interator. O artigo pretende traçar um breve histórico da literatura de ficção científica experimental (isto é, a literatura voltada para experimentações de forma narrativa, e não apenas de conteúdo de especulação científica) e explicar o processo de construção dos hiperpuzzles e de algumas das lexias por eles formadas.porFicção científicaLiteraturaPuzzleHipertextoALLEaT SATORi: por uma escrita combinatória em AlletSatorjournal article