Gouveia, Luis Borges2015-06-082015-06-082015-06-06http://hdl.handle.net/10284/4798Apresentação realizada no Seminário “Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Ensino/Aprendizagem das Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básico”, Braga, Universidade Católica Portuguesa, Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, 6 de junho de 2015O impacte do digital é inegável. Atualmente, a sua discussão apenas possui valor quando concretizada em partilha de experiências, modelos, estratégias ou novos dados que surjam. As inúmeras experiência se propostas que estão em exploração nas nossas escolas, na casa de cada família ou em contextos mais alargados, desde o clube até ao ATL, passando pela casa dos amigos ou mesmo pela interação em lojas de grande consumo, ou mesmo com o resultado dos media, mostram a enorme exposição ao digital e que o grande desafio é mesmo com os mais crescidos. As tecnologias e os alunos são, na escola, a visão da procura para a oferta e tal constitui uma ruptura com a estruturada própria escola no sentido que equaliza as relações de poder e cria novas dinâmicas que alteram os fatores de relacionamento e, naturalmente, todo o processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias de informação e comunicação constituem assim um fator de ponderação no equilíbrio da sala de aula e com a família, constituindo(ou não) um regulador da aprendizagem e ferramenta para a descoberta de conhecimento.porDigitalElearningSociedade da informaçãoEducaçãoExplorar e interagir também no digital: um desafio para os mais crescidoslecture