Barros, CarlaPinto, Bárbara de Campos Pedro2024-03-152024-03-152024-03-14http://hdl.handle.net/10284/12768A ausência de mudanças e a insatisfação do sector da educação, aliadas à exigência emocional que carateriza a própria profissão, têm acompanhado os professores no desempenho das suas funções, tornando-se, atualmente, um reconhecido desafio. O objetivo do estudo centra-se na identificação e avaliação do impacto que os fatores psicossociais de risco podem trazer para a saúde mental e bem-estar dos docentes. Optou-se pela utilização de uma metodologia quantitativa, que consistiu na utilização dos instrumentos: Breve Questionário Sociodemográfico; Escala de Riscos Psicossociais e a Escala de Depressão, Ansiedade e Stress – EADS-21. Participaram 106 professores, dos quais 18 são do género masculino e 88 do género feminino, com idades compreendidas entre os 24 e os 65 anos. Os resultados obtidos apontam para uma exposição moderada aos fatores de risco psicossociais que não gera elevados níveis de incómodo, nem apresenta estados afetivos negativos.The education sector has been plagued by a lack of change and dissatisfaction, which, combined with the emotional demands of the profession, has made it a recognized challenge for teachers to perform their duties. The aim of this study is to identify and assess the impact of psychosocial risk factors on teachers' mental health and well-being. A quantitative methodology was employed, using instruments. The study employed a Brief Sociodemographic Questionnaire, the Psychosocial Risks Scale, and the Depression, Anxiety and Stress Scale - EADS-21 to collect data from 106 teachers (18 male and 88 female) aged between 24 and 65. The results indicate moderate exposure to psychosocial risk factors that do not generate high levels of discomfort or negative affective states.porSaúde mentalRiscos psicossociaisProfessoresBem-estarSofrimentoMental healthPsychosocial risksTeachersWell-beingSufferingO impacto dos riscos psicossociais na saúde mental dos professores portuguesesmaster thesis203665465