Sousa, Jorge PedroOrlando, Ricardo Augusto Silveira2019-05-282019-07-012017http://hdl.handle.net/10284/7636Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Ciências da Comunicação, ramo de JornalismoO design jornalístico é campo que vem recebendo muita atenção e participa hoje dos segmentos fundamentais para o entendimento da comunicação contemporânea e seus processos. Trata-se de um contexto cada vez mais permeado por preocupações que envolvem a visualidade e seus modos de expressão, sua dimensão discursiva e os papéis dela nas atuais formações sociais. Estudiosos discutem e avaliam a relevância e o estatuto da imagem e da visualidade, tanto para a produção e a circulação da informação e do conhecimento, quanto para os modos de formação da subjetividade contemporânea. A visualidade desponta como parâmetro para a compreensão da sociedade atual. As primeiras páginas são um tema de atenção restrita nas pesquisas em jornalismo. No geral, elas aparecem como tópico diluído entre outros no estudo dos jornais e sua produção informativa e discursiva. Nesse viés, a discussão é feita de modo pouco detido, por vezes adotando para esse espaço um papel quase óbvio, que não necessitaria assim de maiores debates. São relativamente poucos os trabalhos em que elas são o centro, conforme pudemos verificar no levantamento bibliográfico prévio para esta investigação, ainda mais se o recorte for o design jornalístico1. Este trabalho procura seguir nessa direção, colocando o diálogo entre jornalismo, primeiras páginas e linguagem visual, constituindo-se como contribuição no trato das especificidades do design no campo. Para tanto, se baseia nas observações da coleção de reproduções publicadas pelo Newseum, instituição que disponibiliza diariamente primeiras páginas de jornais do mundo todo em seu sítio na web.porDesign de imprensa e primeira página do jornal impressoreport