Carneiro, José Augusto Nunes2006-08-212011-10-062006-08-212011-10-062005http://hdl.handle.net/10284/250Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Marketing e Comunicação Empresarial.O tema desta dissertação incide sobre a importância e influência dos elementos que constituem as capas no processo de compra de livros de ficção. A investigação desenvolvida permitiu concluir que as capas cumprem uma importante mas não decisiva função no processo de decisão dos consumidores. A pesquisa decorreu com recurso a duas abordagens complementares: pesquisa bibliográfica e a realização de dois tipos de pesquisa no terreno. Neste âmbito, foi realizado um estudo qualitativo através de dois focus groups com uma amostra de leitores de livros de ficção e um estudo quantitativo com a realização de um inquérito por questionário. A pesquisa conduziu à elaboração da proposta de um modelo de comportamento de compra em que esboça uma primeira tentativa de estruturação da acção do consumidor de livros nos pontos de venda. A importância desta abordagem reside, em primeiro lugar, no carácter exploratório da pesquisa uma vez que se trata de uma área com reduzida expressão na investigação até à data desenvolvida nesta área e, em segundo lugar, porque permite, a partir de agora, desenvolver mais pistas que conduzam a uma cada vez mais clara compreensão deste mercado em geral e dos consumidores de livros em particular. The subject of this investigation is focused on the importance and influence of the several elements included in the covers within the context of the fiction books’ purchase process. The investigation that was developed allowed us to conclude that the covers fulfil an important but not decisive function in the consumers’ decision process. The research was conducted with two different complementary approaches: bibliographic research and the implementation of two types of field research. In this context, a qualitative study was carried out by using two focus groups with a sample of fiction books’ readers and a quantitative study implying an inquiry by questionnaire. The research led to the establishment of a buying behaviour model thus resulting in a first attempt to structure the action of the books’ consumer at the selling spot. The importance of this approach is connected with the exploratory intention of the research – considering that it is an area with a low profile in the investigation field till the present moment, and also because it will allow, from now on, the development of more clues that will be able to lead to an increasingly clear understanding of this market in general, and the books’ consumers in particular.6389508 bytesapplication/pdfengO Livro como Espaço Comunicacional: Uma análise da capa como factor de influência na compra de livros de ficçãomaster thesis