Gouveia, Luis Borges2024-09-182024-09-182024-09-14Gouveia, L. (2024). Como a IA afeta o ensino e a investigação da Física? Uma breve discussão de potenciais limitações e desafios do uso da inteligência artificial. Fórum Pedagógico 2024 – Physis, Associação Portuguesa de Estudantes de Física. Universidade de Coimbra, 14 de Setembro.http://hdl.handle.net/10284/13197Vivemos tempos de mudança. Frase muito ouvida e recorrente mas que também se aplica ao nosso tempo. Podemos até reforçar que a mudança é mais rápida, acelerada e com impactos de magnitude crescente, logo uma mudança exponencial. É neste contexto que se torna mais desafiante perceber que o futuro próximo será um espaço desconhecido e bem diverso do que testemunhamos previamente e este será o tema de conversa, aproveitando a quase omnipresença da tecnologia (e das promessas) da IA, em praticamente toda a atividade humana e, claro, também no ensino e em contexto de investigação e desenvolvimento da Física.porDigitalTransformação digitalInteligência artificialFísicaComo a IA afeta o ensino e a investigação da Física? Uma breve discussão de potenciais limitações e desafios do uso da inteligência artificialconference object