Gaio, SofiaFitoussi, Victor Haïm Yossef2025-06-032025-06-032024-11-18http://hdl.handle.net/10284/14331Com esta dissertação pretendeu-se explorar o impacto do digital na promoção dos serviços odontológicos, com foco na presença online de clínicas dentárias. Pretendeu-se analisar a eficácia das estratégias de marketing digital que elas empregam. A metodologia desta pesquisa baseou-se em três eixos: revisão da literatura em marketing digital odontológico, onde foi efetuada uma revisão aprofundada da literatura em práticas específicas de marketing digital para clínicas dentárias; análise da presença digital, onde foi efetuada uma análise abrangente da presença online de clínicas dentárias; e estudo de casos, onde foram selecionados 3 casos de clínicas dentárias que obtiveram sucesso na promoção através de estratégias digitais. A análise empírica revelou que elementos essenciais no website como a apresentação clara da clínica, informações detalhadas da equipa, facilidade de agendamento das consultas são fundamentais para construir confiança com os usuários. Além disso, a presença nas redes sociais, cada vez mais utilizadas, com apresentação de conteúdos informativos/educativos e relatos de casos permite não só o marketing das clínicas dentárias, assim como a extensão do seu compromisso com a qualidade de serviço ao paciente. A presença digital acaba por funcionar como uma plataforma para educar, fidelizar e construir uma relação duradoura com os pacientes. Cada clínica dentária apresenta as suas estratégias para estar presente no mundo digital, tendo-se verificado que uma investe mais na sua presença online em comparação com as outras duas e, por isso, encontra-se mais bem posicionada não apenas para sobreviver no meio, mas sim para prosperar num mercado bastante competitivo atualmente.This dissertation aimed to explore the impact of digital on the promotion of dental services, focusing on the online presence of dental clinics. It was intended to analyze the effectiveness of the digital marketing strategies they employ. The methodology of this research was based on three axes: review of the literature in dental digital marketing, where an in-depth review of the literature on specific digital marketing practices for dental clinics was carried out; analysis of the digital presence, where a comprehensive analysis of the online presence of dental clinics was carried out; and case studies, where 3 cases of dental clinics that were successful in promoting through digital strategies were selected. The empirical analysis revealed that essential elements on the website such as the clear presentation of the clinic, detailed information of the team, and ease of scheduling appointments are fundamental to build trust with users. In addition, the presence on social networks, which are increasingly used, with the presentation of informative/educational content and case reports, allows not only the marketing of dental clinics but also the extension of their commitment to the quality of patient service. The digital presence ends up working as a platform to educate, retain, and build a lasting relationship with patients. Each dental clinic presents its strategies to be present in the digital world, and it has been found that one invests more in its online presence compared to the other two and, therefore, is better positioned not only to survive in the environment but to thrive in a very competitive market today.porMarketing digitalClínicas dentáriasTransformação digitalRedes sociaisWebsiteDigital marketingDental clinicsDigital transformationSocial mediaA presença digital na promoção do negócio odontológico: estudos de casoDigital presence in promoting the dental business: case studiesmaster thesis203937406