Freire, TeresaFonte, CarlaLima, Isabel2019-09-232019-09-232007Freire, T.; Fonte, C. & Lima, I. (2007). As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XI (2), 223-242.0874-2391http://hdl.handle.net/10284/8031A investigação no domínio da adolescência só recentemente focou a sua atenção para o estudo científico da vida diária de adolescentes, com recurso a medidas em tempo real, que possibilitam a análise da experiência subjectiva, concretamente da experiência óptima. Este artigo ilustra este tipo de estudos e foi realizado com 50 adolescentes estudantes do ensino secundário, com o objectivo de conhecer como se organiza a sua vida diária em relação às actividades realizadas, lugares frequentados e pessoas com que lidam ao longo de uma semana, e a respectiva qualidade da experiência subjectiva. Os dados foram recolhidos recorrendo ao Experience Sampling Method (ESM). Analisam-se e discutem-se estes conceitos à luz da Psicologia Positiva e os seus contributos para o desenvolvimento positivo de adolescentes.porExperiências óptimasAdolescentesPsicologia positivaExperience Sampling Method (ESM)Qualidade da experiênciaAs experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivojournal article