Sampaio, Francisco M.Ramalho, Joaquim Manuel Ferreira da Silva2008-07-182011-10-252008-07-182011-10-252001http://hdl.handle.net/10284/569Monografia apresentada à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de licenciado em Psicologia Social e do TrabalhoA questão dos hábitos de estudo e a sua respectiva importância no contexto escolar tem vindo a merecer, nos nossos dias, um estudo mais aprofundado da parte dos investigadores, essencialmente devido à constatação do insucesso escolar existente em alunos que tinham todas as condições para obter bons resultados escolares, mas não os têm. O presente trabalho monográfico funda-se nessa problemática, tendo em linha de conta todos os aspectos que podem estar associados a esses mesmos hábitos de estudo e à sua respectiva promoção, quer esta aconteça em contexto escolar ou fora deste. Neste trabalho pretende-se analisar a aprendizagem e o ensino em contexto escolar e a forma como os alunos encaram as diversas situações de estudo e qual a importância que lhe atribuem, tais como, a organização do tempo, a motivação para o estudo, os distractores de estudo, os apontamentos nas aulas, a optimização da leitura e a preparação de testes. O instrumento utilizado para proceder à análise dos diferentes factores de estudo foi um Questionário de hábitos de estudo. A aplicação e monitorização deste questionário foi realizada na Escola Secundária do Padrão da Légua, em Matosinhos, a uma população de 493 indivíduos divididos entre o 3º ciclo do ensino básico e o primeiro ano do ensino secundário, ou seja, 7º, o 8º, o 9º e o 10º ano de escolaridade. Os resultados obtidos com esta população mostram que os alunos, em termos gerais, à medida que vão tendo mais idade, ou vão evoluindo em termos de escolaridade, vão passando a obter piores resultados globais ao nível das diferentes sub-escalas dos hábitos de estudo. Mostram também, os resultados, que os indivíduos do sexo feminino possuem melhores resultados em relação aos do sexo masculino. Dos resultados conclui-se ainda que os alunos que transitam de ano são os que possuem melhores resultados globais no questionário, em comparação com os que reprovam.porOs hábitos de estudo em estudantes do 3º ciclo do ensino básico e do 1º ano do ensino secundáriobachelor thesis