Araújo, PauloGouveia, Luis Borges2017-10-232017-10-232017-10http://hdl.handle.net/10284/6215O digital é uma realidade em 2017. Para quase tudo o que fazemos, podemos fazer, por uso e exploração do digital. Essencialmente, o digital permite redefinir a nossa relação com o espaço e o tempo e mesmo, o relacionamento com os outros. O impacto é tão grande nas vidas das pessoas e empresas, que cada um de nós, se vê forçado a alterar comportamentos e a integrar o digital no seu dia a dia. Este é o ponto de partida para a discussão da cultura digital e o que esta poderá significar para a qualidade de vida e das experiências individuais no trabalho, no lazer e na aprendizagem. De um modo particular, este trabalho apresenta e analisa um enquadramento para o uso e a construção de conhecimento com base numa perspectiva de inteligência coletiva, suportada numa plataforma digital. A exploração da plataforma digital é analisada no contexto das mudanças de registro e no cotidiano das pessoas que fazem a mediação de dados educacionais de alunos da Educação Especial da cidade de Betim, Minas Gerais.porCultura digitalTecnologiaPessoasColaboraçãoEducação especialPlataforma digitalInteligência coletivaCultura Digital: uma discussão para o uso e transformação no acesso e exploração da informaçãojournal article