Alves, Ana Paula AntunesSella, Luiza2018-08-022018-08-022018-07-25http://hdl.handle.net/10284/6870Este trabalho apresenta como objetivo investigar a inserção do ensino das artes visuais como uma possível ferramenta facilitadora do aprendizado do aluno com deficiência intelectual. A metodologia adotada constou de estudo de caso baseado em fundamentação teórica e na observação/ ação das práticas utilizando as Artes Visuais como instrumento pedagógico de intervenção junto de alunos caracterizados deficientes intelectuais, com idades compreendidas entre os 20 e 30 anos, da escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial – ILECE – Cafezal/ Londrina /Paraná/Brasil. Os resultados encontrados permitiram concluir tratar-se de uma prática pedagógica diferenciada por propiciar avanços na capacidade de criação, na expressividade, na percepção, na oralidade e construção de textos, com ênfase para as singularidades de cada aluno. Foi possível identificar que a inserção da Arte no trabalho com deficientes intelectuais, com utilização de imagens, contribuiu de modo relevante na construção de conhecimento e de competências, articulando entre o ver, o fazer, o conhecer, o exprimir, contextualizando, expressando e criando sua poética pessoal espontaneamente. Merece ênfase o fato de que os alunos aceitaram a abordagem de inserção da Arte no espaço escolar e levaram as famílias a se envolverem, possibilitando o crescimento destes e a melhoria no desenvolvimento da aprendizagem. Durante todas as práticas realizadas, foi possível acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos ao apresentarem mudanças expressivas, sobretudo como um olhar de quem realmente deseja aprender, um olhar de descoberta, de curiosidade, mesmo na simplicidade de seus traços, rabiscos e ideias.This present work aims to investigate the insertion of the visual arts teaching as a possible facilitating tool the learning of students with intellectual disabilities. The methodology adopted consisted of a case study based on theoretical foundation and observation / action of the practices using Visual Arts as a pedagogical instrument of intervention among students characterized as intellectually disabled, aged between 20 and 30 years, from the school of Basic Education in the Special Education Mode - ILECE - Cafezal / Londrina / Paraná / Brazil. The results found allowed to conclude that this is a pedagogical practice differentiated by propitiating advances in the capacity of creation, voicing, perception, orality and text construction, with emphasis on the singularities of each student. It was possible to identify that the insertion of Art in the work with the intellectual handicapped, using images, contributed in a relevant way in the construction of knowledge and skills, articulating between seeing, doing, knowing, expressing, contextualizing, expressing and creating his personal poetry spontaneously. Emphasis is placed on the fact that the students accepted the proposal of insertion of the Art into the school space and led the families to become involved, enabling them to grow and improving in the development of learning. During all the practices carried out, it was possible to follow the development of the students' learning when presenting significant changes, especially in the eyes of those who really want to learn, a look of discovery, curiosity, even in the simplicity of their features, scribbles and ideas.porEducação especialEnsino de artesDificuldades de aprendizagemSpecial educationArts educationLearning difficultyInserção das artes visuais como instrumento pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens de alunos com deficiência intelectualmaster thesis