Mesquita, FranciscoBorba, Eduardo Zilles2019-09-182019-09-182018-08-012318-406Xhttp://hdl.handle.net/10284/7937conversamos sobre a evolução da comunicação em espaços urbanos com Francisco Mesquita, que atua junto à Universidade Fernando Pessoa, no Porto, em Portugal. Estudioso das narrativas, estéticas e materialidades dos cartazes publicitários, o professor lança um olhar crítico a questões técnicas, tecnológicas, estratégicas e socioculturais intrínsecas a estes dispositivos que revestem a paisagem das cidades. A entrevista transcorre no entendimento dos marcos evolutivos do cartaz, suas abordagens criativas, a comunicação das marcas com transeuntes, inovação em materiais e, também, pelas abordagens artísticas e sociais da publicidade como elemento que con gura os centros urbanos. Recentemente, Mesquita lançou o livro “Do Paleo- cartaz ao Cartaz Camaleónico”, obra na qual aprofunda sua re exão acerca da evolução da publicidade exterior.porComunicação visualPublicidade e propagandaEspaços urbanosInovaçãoTranseuntes, paisagens e mensagens em mutação com o cartaz camaleônicolearning object