Saavedra, LuísaQueiroz, Thayse Gomes de2017-12-122017-12-122017-11-11http://hdl.handle.net/10284/6328A literatura infantil é um dos meios mais eficientes na promoção do desenvolvimento de competências e habilidades comunicativas e intelectuais na criança e por isso, muitas investigações estão sendo feitas sobre este tema atualmente. Com base em pressupostos teóricos e a partir de verificações práticas, este estudo teve como principal objetivo compreender a importância da leitura de histórias infantis como estratégia para o desenvolvimento cognitivo e como mediadora da aprendizagem de crianças de 7/8 anos, a frequentarem o 2º Ano do Ensino Fundamental I. A orientação metodológica adotada relaciona-se com uma abordagem qualitativo/quantitativo e interpretativo e os dados foram coletados através de áudios sobre as histórias contadas individualmente a partir da apresentação de uma série de três imagens, das quais a criança deveria escolher uma e produzir uma história sobre ela, com mediação da professora. Conclui-se que houve uma variação no desempenho de habilidades comunicativas das crianças investigadas, levando-se em conta fatores como incentivo da família à leitura, interesse por histórias e facilidade para expor os pensamentos. A identificação de estratégias e de facilitadores de aplicação de leitura de histórias infantis para o desenvolvimento cognitivo e melhoria da aprendizagem, bem como a assimilação das melhorias obtidas a partir das práticas de leitura de histórias infantis. Constatou-se também que o uso de estratégias de comunicação cuja interação/mediação ocorre entre professor/aluno, eleva a competência de recontar/recriar histórias, portanto, foram evidenciadas nesta investigação a importância e a aplicabilidade da leitura de narrativas infantis como promotora de vários benefícios no âmbito de capacidades cognitivas, linguísticas e de aprendizagem.Children's literature is one of the most efficient means of promoting the development of communicative and intellectual skills and abilities in the child, and therefore, much research is being done on this subject today. Based on theoretical assumptions and from practical verifications, the main objective of this study was to understand the importance of reading children's stories as a strategy for cognitive development and as a mediator of the learning of children aged 7/8 years,to attend the 2nd Year of Primary Education. The methodological orientation adopted was related to a qualitative / quantitative and interpretative approach, and the data were collected through audios on the stories counted individually from the presentation of a series of three images, from which the child should choose one and produce a story about her, with the teacher's mediation. It was concluded that there was a variation in the performance of communicative abilities of the children investigated, taking into account factors such as family encouragement to read, interest in stories and ease of exposing thoughts. The identification of strategies and facilitators of application of reading children's stories for the cognitive development and improvement of learning, as well as the assimilation of the improvements obtained from the practices of reading children's stories. It was also found that the use of communication strategies whose interaction / mediation occurs between teacher / student, elevates the competence to retell / re-create stories, therefore, the research emphasized the importance and applicability of reading children's narratives as a promoter of several benefits in terms of cognitive, language and learning abilities.porLiteratura infantilDesenvolvimento cognitivoHabilidades comunicativasMediaçãoChildren's literatureCognitive developmentCommunicative skillsMediationLiteratura infantil: uma prática estratégica para o desenvolvimento cognitivo e mediadora da aprendizagemmaster thesis202472922