Sani, Ana IsabelFerreira, Joana Catarina Miranda2019-02-282019-02-282014-04-03http://hdl.handle.net/10284/7382A violência interparental é uma problemática muito presente na sociedade atual. As vítimas deste tipo de violência podem ser não só aquelas que sofrem vitimação direta, mas também as que sofrem indiretamente, por estarem expostas frequentemente a atos violentos, sendo elas, por norma, as crianças. Esta dissertação de mestrado teve como principal objetivo o estudo da aplicabilidade e da eficácia de uma intervenção psicológica estruturada em crianças em idade escolar que vivenciaram violência interparental. Assim começando por uma abordagem conceptual sobre este tipo de vitimação, as dinâmicas específicas e as suas consequências, passamos à discussão sobre a pertinência da avaliação e da intervenção psicológicas, dando um especial enfoque ao trabalho realizado em contexto grupal, com crianças vítimas de violência interparental. Segue posteriormente, na parte empírica deste trabalho a apresentação de um estudo de caso, cuja proposta interventiva, organizada em 8 sessões, foi baseada num programa de intervenção em grupo para crianças vítimas de violência interparental. A investigação foi conduzida com uma criança do sexo feminino, com 8 anos de idade, a frequentar o 3º ano de escolaridade, sinalizada pelo Gabinete de Apoio à Vítima do Porto (GAV) da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) por experienciar violência interparental no seu agregado familiar. A recolha de informação pré e pós-intervenção pautou-se pelo uso de diversos instrumentos de hetero e autorrelato, entre estes duas escalas que serviram também para testar a eficácia da intervenção (Escala de Crenças da Criança sobre a Violência, ECCV; Escala Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale, PHCSCS-2). Os resultados evidenciaram uma melhoria do autoconceito da criança, no entanto o estudo permite também concluir que as metodologias psicológicas definidas para uma intervenção deste tipo devem ser direcionadas às crenças desenvolvidas pelas crianças sobre a violência, sendo pertinente considerar, em paralelo, outras necessidades específicas de crianças e jovens expostos à violência interparental.Nowadays, violence between parents is a major social problem. The victims of this kind of violence are not only those who suffer directly from abuses, but also those who are frequently exposed to violent acts, like children. The purpose of this dissertation was to evaluate the applicability and effectiveness of a psychological intervention program directed to children who witnessed violence between parents. Starting with a conceptual approach about this kind of victimization, the specific dynamics and all its consequences, it is discussed the evaluation and the psychological intervention’s relevance, focusing on the work done in group context, with children who are exposed to marital violence. Following, an empiric part of this work, a presentation of a case study whose 8 session’s interventional proposal was based on a group intervention program for children exposed to violence between parents. The study was conducted with an eight-year-old female child, attending the third degree of primary school. This child was signalized by the Gabinete de Apoio à Vitima of Oporto (GAV) of the Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV), for witnessing interparental discord in her household. The gathering of information pré and post-intervention has revolved itself by the use of various hetero and self-report instruments, between this two scales that alowed the test of the intervention’s effectiveness (i.e., Children’s Beliefs About Violence Scale, ECCV; Piers-Harris Children´s Self-Concept Scale; PHCSCS-2). The results showed that a positive impact of the intervention program was achieved in children’s self-concept. However, the study allows us to conclude that psychological methodologies defined to an intervention like this should be directed to the beliefs developed by the children about violence, being also important to consider, also, other children’s specific necessities and young ones exposed to interparental violence.porIntervenção com crianças vítimas de violência interparental: estudo de casomaster thesis202140237