Nogueira, DanieleGouveia, Luis Borges2020-11-092020-11-092020-11Nogueira, D. e Gouveia, L. (2020). O Método Quadripolar e a sua aplicabilidade na pesquisa de tese sobre Competências Digitais no contexto da Rede Nacional de Escolas do Governo (RNEG-BT).Relatório Interno TRS 06/2020. Novembro. *TRS - Tecnologia, Redes e Sociedade. Universidade Fernando Pessoa.http://hdl.handle.net/10284/9105O presente relatório apresenta o exercício de aplicação do método quadripolar ao projeto de tese no contexto de um doutoramento em Ciência da Informação. O projeto explora a possibilidade de desenvolver um modelo de competências digitais no contexto da rede nacional de escolas de governo (RNEG) que no Brasil, é responsável pela formação dos servidores federais. De facto, no âmbito da Ciência da Informação, cujo objeto informação é tomado enquanto fenómeno, logo com uma maior complexidade e abrangência, nomeadamente social, exige uma abordagem metodológica que abarque essa complexidade. Assim, o método quadripolar é uma opção que auxilia na abordagem dos fenómenos associados à informação, ao seu uso e exploração, no contexto da Ciência da Informação. O Método Quadripolar propõe uma abordagem multidisciplinar em que combina o qualitativo e o quantitativo, propondo um instrumento de investigação dinâmico, assente no resultado da interação entre quatro pólos: epistemológico; teórico; técnico e morfológico. Esta abordagem permite a duplo estudo do problema em questão, tanto como no seu contexto, como enquanto representante de uma classe comum de problemas semelhantes (problemática).porDigitalMétodo quadripolarCompetências digitaisRede de escolasRNEGO método quadripolar e a sua aplicabilidade na pesquisa de tese sobre competências digitais no contexto da Rede Nacional de Escolas do Governo (RNEG-BT)report