Petry, Arlete dos SantosRui Torres2009-01-062011-10-062009-01-062011-10-062007Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 2 (2007) 111-127.1646-4435http://hdl.handle.net/10284/870Este artigo propõe uma fundamentação do conceito de jogo no contexto da fenomenologia hermenêutica, da hermenêutica filosófica e da teoria dos jogos de linguagem, sendo um contributo para a discussão do que é considerado jogo, quais suas características e sua relevância para uma compreensão da produção de conhecimento. Mostra ainda a presença de tais conceitos no contexto da pesquisa hipermidiática, concebida como forma pragmático-existencial dos modos de ser do Dasein no caminho do pensar (produção de conhecimento). Dado os conceitos desenvolvidos, os aplica, buscando compreender as estruturas práticas presentes na Ópera Quântica, enquanto exercícios vividos de uma profunda experiência estética dos autores, mostrando a relevância de uma reflexão conceitual dentro do mundo e das práticas de produção reflexivas.porJogoJogos de linguagemHipermídiaHermenêuticaProdução de conhecimentoO jogo hermenêutico: uma análise da Ópera Quântica AlletSatorjournal article