Silva, IlídioSantos, Telma Filipa Caseiro Lopes Matos dos2023-02-142023-02-142023-02-10http://hdl.handle.net/10284/11563Na presente dissertação de mestrado analisa-se a biografia de Victor Laloux, e de José Marques da Silva, as suas formações na École Nationale et Spéciale des Beaux-Arts, os seus estágios nos gabinetes de arquitetura e os seus exemplos como professores académicos. Irão ser analisados e comparados projetos dos arquitetos entre 1890 e 1920, os anos de mais provável influência do mestre Victor Laloux, sobre o mestre José Marques da Silva, e do período da Belle Époque. Essa comparação incidirá, nomeadamente, arquitetura religiosa, arquitetura ferroviária, arquitetura de equipamentos, arquitetura residencial, tanto analisando projetos como as obras efetivamente executadas. Em específico, na arquitetura religiosa irão ser confortadas, a proposta de Catedral para o Grand Prix de Rome e a Igreja de Saint Martin de Tours, de Victor Laloux, com o projeto de Marques da Silva para a Igreja da Paroquial de Cedofeita, assim como, o da Igreja de São Torcato. Na arquitetura ferroviária será pareada a Gare de Tours com a Estação de São Bento, e a Gare d’Orsay com a Estação de São Bento. Na arquitetura de equipamentos, irá ser comparado o Hôtel de Ville de Tours com o Teatro de São João e o Liceu Alexandre Herculano. Os edifícios de Marques da Silva, o Teatro Nacional de São João, o Liceu D.Manuel II e a sede da companhia de seguros “A Nacional”, serão postos face a face com o Hôtel de Ville de Roubaix de Victor Laloux. Na arquitetura residencial irá ser comparada a Villa des Bambous com a Moradia Lima Júnior e a Moradia Ramos Pinto.In this master's thesis we analyze the biography of Victor Laloux and José Marques da Silva, their training at the École Nationale et Spéciale des Beaux-Arts, their internships in architecture offices and their examples as academic professors. Designs of these architects between 1890 and 1920 will be compared and analyzed, the years of more likely influence of the master Victor Laloux over José Marques da Silva, and the period of the Belle Époque. That comparison will be exerted, namely, in religious architecture, railway architecture, public service architecture and residential, both over design proposals and works that were carried out. In particular, in religious architecture, the submission for a Cathedral for the Grand Prix de Rome and the Church of Saint Martin de Tours, by Laloux, will be confronted with Marques da Silva’s proposals for the Parish Church of Cedofeita and the Church of São Torcato. In railway architecture, the Gare de Tours and the Gare d’Orsay will be paired off with the São Bento Station. In terms of equipment architecture, the Hôtel de Ville de Tours will be compared with the São João Theater and the Alexandre Herculano Lyceum. The buildings of Marques da Silva, the Teatro Nacional de São João, the Liceu D.Manuel II and the headquarters of the insurance company “A Nacional”, will be brought face to face with the Hôtel de Ville de Roubaix by Victor Laloux. In residential architecture, the Villa des Bambous, in Cannes, will be collated with the Ramos Pinto Villa and Lima Júnior Villa.porArquitetura do FerroEcletismoBelle ÉpoqueVictor LalouxJosé Marques da SilvaIron ArchitectureEclecticismBelle ÉpoqueA influência de Victor Laloux nas obras de José Marques da Silva entre 1890 e 1920master thesis203250583