Pedroso, Jussara Iensen2009-02-092011-10-062009-02-092011-10-062008Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 5 (2008) 230-240.1646-0502http://hdl.handle.net/10284/913Este artigo tem como proposta reflectir sobre a importância do estabelecimento, por parte de pais e professores, de normas e regras de comportamento no desenvolvimento das crianças, no seu processo educativo e sua constituição como sujeitos. Discutir sobre limites na formação das crianças, especificamente de crianças especiais, é de extrema importância. Percebe-se que, tanto pais como professores acreditam na importância de que estas crianças tenham limites na sua formação, porém, muitas vezes encontram dificuldades em estabelecê-los, em virtude das limitações que estes apresentam. The aim of this article is to reflect on the importance of establishing, both parents and teachers, standards and rules of behavior in the development of children, in their educational process and their constitution as subjects. Talking about limits in the formation of the children, specifically of special children, is of extreme importance. It is understood that both parents and teachers believe in the importance that these children have limits in their formation, however, they very often find difficulties in establishing them, owing to the limitations that these present.articleporLimitesDesenvolvimentoCrianças especiaisLimitsDevelopmentSpecial childrenReflexão: contribuição dos limites no desenvolvimento de crianças com necessidades especiaisjournal article