Martins, AlicePinto, Ricardo2015-03-022015-03-022014http://hdl.handle.net/10284/4668Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em EnfermagemO presente estudo, intitulado “Conhecimento dos alunos relativamente à utilização de iodopovidona no tratamento de feridas”, foi realizado no âmbito da unidade Projeto de Graduação e Integração à Vida Profissional inserida no 2º Semestre do 4º ano. Tem como objetivo geral identificar o conhecimento dos alunos do 3º e 4º ano do CLE da FCS - UFP Porto relativamente à utilização de iodopovidona no tratamento de feridas. O quadro teórico deste projeto foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, no qual são abordados temas que abrangem a utilização de antissépticos e iodopovidona no tratamento de feridas. É um estudo de carácter descritivo, inserido numa abordagem quantitativa e transversal. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se um questionário estruturado aplicado a uma amostra de 40 alunos do 3º e 4º ano do CLE da FCS - UFP Porto selecionada através de uma amostragem acidental não aleatória. Os recentes avanços científicos têm motivado mudanças nos conceitos tradicionais do tratamento de feridas. O meio húmido facilita a migração celular, a formação de tecido de granulação e reepitelização. A microbiologia tem demonstrado a citotoxicidade dos antissépticos e sua baixa efetividade no controlo tópico da infeção de feridas abertas. Todos os dados obtidos foram analisados com o programa SPSS utilizando a estatística descritiva. Os objetivos propostos para este estudo foram atingidos, na medida em que, se conseguiu identificar o conhecimento dos alunos do 3º e 4º ano de Enfermagem relativamente à utilização de iodopovidona no tratamento de feridas, sendo que alunos do 3º ano demonstram pouco conhecimento e os alunos do 4º ano razoável conhecimento sobre o tema. De referenciar que, são os alunos do 3º ano que apresentam menores conhecimentos comparativamente aos alunos do 4º ano, no entanto são os alunos do 4º ano que apresentem mais dificuldades na utilização da solução. A par do menor conhecimento apresentado pelos alunos do 3º ano, os mesmos apresentam mais dúvidas sobre a temática. Outro ponto a focar é a quantidade de alunos do 3º ano que nunca utilizaram a solução. Relativamente à opinião da amostra, os alunos do 4º consideraram que a iodopovidona é utilizada de forma excessiva no tratamento de feridas e que a sua utilização exagerada se deve a “protocolos” e “rotinas” estabelecidos, enquanto que os alunos de 3º ano referiram desconhecer. Em relação às práticas, pode-se concluir que, em certa medida o conhecimento teórico não corresponde à prática realizada.The present study, titled "Which are the students' knowledge regarding the use of povidone-iodine in wound care", was carried out under the Project Graduation and Integration for Professional Life unit inserted in the 2nd semester of the 4th year. Its overall objective is to identify the knowledge of students in 3rd and 4th year of CLE in FCS - UFP Porto on the use of povidone-iodine in wound care. The theoretical framework of this project was drawn from bibliographic research, in which themes that encompass the use of antiseptic and povidone-iodine in wound care are addressed. It is a study of descriptive character, set in a quantitative and transversal approach. As an instrument of data collection it was used a structured questionnaire applied in an accidental sample of 40 students of 3rd and 4th year of CLE in FCS - UFP Porto. Recent scientific advances have motivated changes in traditional concepts of wound treatment. The moist environment facilitates cell migration, the formation of granulation tissue and newly epithelial tissue. Microbiology has demonstrated the cytotoxicity of antiseptics and its low efficiency in topical control of infection of open wounds. All data were analyzed with SPSS software using descriptive statistics. The proposed objectives for this study were achieved, in that, we managed to identify the knowledge of students in 3rd and 4th year nursing regarding the use of povidone- iodine in wound care, and students of the 3rd year show little knowledge and students 4th year reasonable knowledge of the subject. Of reference that are students of the 3rd year that have lower knowledge compared to students in the 4th year, however students are 4th year which have more difficulties in the use of the solution. Along with the slightest knowledge presented by the students of the 3rd year, they have more questions on the subject. Another point to make is the amount of 3rd year students who have never used the solution. Regarding the sample opinion, students of the 4th found that povidone-iodine is used excessively in the treatment of wounds and their overuse is due to "protocol" and "routines" established, while the students of 3rd year mentioned unaware . Regarding practices, it can be concluded that, to some extent theoretical knowledge does not match the practice performed.porConhecimento dos alunosAntissépticosIodopovidonaTratamento de feridasKnowledge of studentsAntisepticsPovidone-IodineWound careConhecimento dos alunos relativamente à utilização de iodopovidona no tratamento de feridasbachelor thesis