Barroso, Eduardo Paz2012-02-172012-02-172010Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 122-128.1646-0502http://hdl.handle.net/10284/2805O presente texto suscita uma pergunta: porque é que Hitchcock nunca se sentiu motivado para realizar um filme adaptado de um texto E. A. Poe, sendo notória a existência de semelhanças entre o mundo ficcional destes dois artistas. A relação entre o olhar e o medo, mistério e realidade, ansiedade e ilusão, são apenas alguns dos traços comuns ao cineasta e ao escritor. Como hipótese de conclusão abrem-se perspectivas sobre a validade do conceito de suspense ser utilizado como instrumento estético na análise crítica dos contos de Poe. This text evokes a question: why does Hitchcock never felt motivated to adapt to film a text by Edgar Alan Poe? There was a similar existence of a fictional world in both artists. The relationship between the look and fear, mystery and reality, anxiety and illusion, are just a few common traits both in the director’s and writer’s style. Following this, a new perspective on how the concept of suspense can be used as a critical aesthetic instrument in the work of Poe.porHitchcockPoeCinemaSuspenseCríticaCriticismHitchcock presumível leitor de Poejournal article