Silva, IsabelNascimento, Fernanda Malta Leite2018-07-262018-07-262018-07-13http://hdl.handle.net/10284/6839Esta dissertação tem por objetivo analisar a percepção de professores e coordenadores pedagógicos sobre o papel deles no processo de Educação Alimentar e Nutricional. Trata-se de um estudo descritivo, com plano de fundo misto, combinando uma abordagem quantitativa e uma abordagem qualitativa. Acerca das percepções de quatorze educadoras e dois coordenadores pedagógicos de centros de educação da modalidade infantil, através da aplicação de instrumento de questionário e entrevistas abertas, respectivamente. O período de estudo compreende o primeiro semestre de 2018. Os dados mostram que ambos os profissionais possuem percepção diferentes, sendo que os educadores entendem que o processo EAN deve englobar os demais profissionais e áreas do saber, além de inserir nas diretrizes da educação em questão termos voltados para segurança e direito dos sujeitos à alimentação adequada. Já os coordenadores pedagógicos consideram que a EAN como meio de oferta de alimentação e de seus elementos nutricionais. Conclui-se que é importante que as práticas englobem outros profissionais em EAN, considerando relevante a presença de outros campos do saber para nortear as práticas de EAN no contexto escolar e a precisão de processos permanentes que englobem aproximações interdisciplinares e transversais, tendo em vista, que estas abordagens são compreendidas como uma das principais estratégias de promoção de qualidade de vida, visto que os hábitos alimentares são construídos na infância e são melhores formados quando acompanhado por diversos campos de conhecimento e por variados profissionais de tais campos.This dissertation aims to analyze the perception of teachers and pedagogical coordinators about their role in the process of Food and Nutrition Education. This is a descriptive study with a quantitative and qualitative background that analyzed the perceptions of fourteen educators and two pedagogical coordinators of the children's education centers, through the application of a questionnaire and open interviews, respectively. The study period comprises the first half of 2018. The data show that both professionals have different perceptions. Educators understand that the EAN process must encompass other professionals and areas of knowledge, besides inserting into the educational guidelines in question terms as safety and right of the subjects to adequate food. The pedagogical coordinators, however, consider EAN as a means of providing food and its nutritional elements. It is concluded that it is important that the practices include other professionals in EAN, considering the presence of other fields of knowledge to guide EAN practices in the school context and the precision of permanent processes that encompass interdisciplinary and transversal approaches, that these approaches are understood as one of the main strategies to promote quality of life, since eating habits are built in childhood and are better formed when accompanied by several fields of knowledge and by various professionals in such fields.porEducação alimentar e nutricionalQualidade de vidaHábitos alimentaresFood and nutritional educationQuality of lifeEating habitsEducação alimentar e nutricional e a promoção da qualidade de vida em escolares da Educação Infantil: percepção da função desempenhada neste processomaster thesis