Silva, IsabelSousa, Ana Catarina Carvalho dos Santos2024-03-052024-02-28http://hdl.handle.net/10284/12704O impacto social e individual do desporto é cada vez maior, o que tem influenciado a exigência emocional associada ao desporto (Santos & Alves, 2019). As emoções são fundamentais para o desempenho e bem-estar dos atletas (Lazarus, 2000a). Por isso, vários autores apontam a necessidade de especificar mais as temáticas de investigação para a psicologia do desporto em concreto e de modo individualizado para os atletas, de forma a possibilitar uma maior personalização dos programas de intervenção destinados a jovens atletas. (Cece et al., 2019; Giang et al., 2023; Martinent et al., 2018; Stough et al., 2009). Na presente dissertação de mestrado, procura-se aprofundar o conhecimento científico sobre algumas componentes que afetam a perceção de rendimento desportivo, em jovens atletas de futebol. Assim, tem como objetivo principal compreender como os atletas percecionam o seu rendimento em situações emocionalmente exigentes. Combinando um Questionário de Perceção de Rendimento Desportivo (QPRD) (Gomes, 2016), um guião de entrevista semiestruturada e um questionário sociodemográfico, com o intuito de explorar a perceção de rendimento individual e coletivo dos atletas, bem como a descrição e exploração de exemplos concretos e enriquecedores. Participaram no estudo 10 jovens atletas, do sexo masculino, cujas idades estão compreendidas entre os 11 e os 15 anos. Os dados recolhidos mostram que existem alguns fatores que, de forma geral, afetam a experiência desportiva dos atletas. Dentre os quais, a perceção que os atletas têm sobre o erro, que mostrou influencias negativas na confiança e motivação, por vezes, aumentando os níveis de frustração dos participantes. Erros passados mostraram ter um peso significativo na perceção atual de rendimento individual dos atletas.The social and individual impact of sports is increasingly significant, which has influenced the emotional demands associated with sports (Santos & Alves, 2019). Emotions are fundamental for athletes' performance and well-being (Lazarus, 2000a). Therefore, several authors point out the need for more specific research, tailored to the field of sports psychology and individualized for athletes, in order to enable greater personalization of intervention programs for young athletes (Cece et al., 2019; Giang et al., 2023; Martinent et al., 2018; Stough et al., 2009). In this study, we seek to deepen the scientific knowledge about certain components that affect the perception of sports performance in young soccer athletes. Thus, the main objective is to understand how athletes perceive their performance in emotionally demanding situations. This is achieved by combining a Sports Performance Perception Questionnaire (Gomes, 2016), a semi-structured interview guide, and a sociodemographic questionnaire, with the aim of exploring the individual and collective performance perception of athletes, as well as describing and exploring specific and enriching examples. Ten male young athletes, aged between 11 and 15 years, participated in the study. The collected data show that there are some factors that generally affect the athletes' sports experience. Among these, the perception that athletes have about mistakes was found to have negative influences on confidence and motivation, sometimes increasing participants' frustration levels. Past mistakes were shown to have a significant impact on the current perception of individual performance by athletes.porRendimentoEmoçõesBem-estarPsicologia do desportoJovens atletasPerceçãoPerformanceEmotionsWell-beingSport psychologyYoung athletesPerceptionGestão emocional: o significado das emoções no contexto desportivo e a perceção de rendimento em jovens atletas de futebolmaster thesis203658655