Cardoso, Paulo RibeiroCoelho, Inês Fontes Neves de Sousa2025-09-152025-09-152025http://hdl.handle.net/10284/14581Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Ciências da Comunicação.Numa época marcada, de modo geral, pelo consumismo, torna-se essencial abordar um tema que está profundamente integrado à sociedade. Este trabalho de pesquisa concentra-se na publicidade, mas não sob a ótica óbvia e imediata que geralmente surge ao mencionar o tema. A publicidade é, portanto, o objeto central deste estudo, que se foca na análise e reflexão sobre a influência da sociedade na atividade publicitária, ou seja, no processo de criação de anúncios publicitários. A crescente mobilização em torno de causas sociais e a atuação diversificada do terceiro setor demonstram que os paradigmas da participação e da comunicação pública estão em transformação. Neste contexto, a publicidade pode e deve ser pensada como um instrumento de construção do bem comum, desde que orientada por princípios éticos e alinhada com os valores democráticos. Ao explorar o papel da publicidade social no contexto português, esta investigação pretende contribuir para a compreensão das novas formas de cidadania mediada, sublinhando a importância da interseção entre comunicação, ética e responsabilidade social. Reconhecer o poder transformador da publicidade, quando mobilizada para além do consumo comercial, é reconhecer também o potencial da comunicação enquanto força de mudança numa sociedade democrática. Assim, após a análise do material apresentado, conclui-se que a publicidade, de facto, evolui em sintonia com a sociedade, incorporando seus ideais e valores como critérios fundamentais para a execução de sua atividade.In an era that is, in general, quite consumerist, there is a need to address a topic that, inevitably, is intrinsic to society, whether it notices it or not. This research work focuses on advertising, but not from the obvious and naturally immediate perspective that occurs to us when we hear about it. Advertising is, therefore, the object of study of this work, which focuses on analysis and reflection on the influence that society exerts on advertising activity, that is, on the construction of advertisements. The growing mobilization around social causes and the diversified actions of the third sector demonstrate that the paradigms of participation and public communication are undergoing a significant transformation. In this context, advertising can and should be conceived as a tool for the construction of the common good, provided it is guided by ethical principles and aligned with democratic values. By exploring the role of social advertising within the Portuguese context, this research aims to contribute to the understanding of new forms of mediated citizenship, emphasizing the importance of the intersection between communication, ethics, and social responsibility. To acknowledge the transformative power of advertising, when mobilized beyond commercial consumption, is also to recognize the potential of communication as a force for change in a democratic society. In this way and after observing the content exposed in this work, it appears that, in fact, advertising evolves according to and just like society, insofar as it accompanies it and integrates its ideals and values into its base of criteria to be followed. into consideration for the exercise of its activity.porPublicidadeEspelho históricoEspelho socialSociedadeIdeais e valoresAdvertisingHistorical mirrorSocial mirrorSocietyIdeals and valuesA publicidade como um espelho histórico e social: publicidade, causas sociais e espaço públicobachelor thesis