Silva, FátimaPatim, Isabel2012-01-122012-01-122011Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 4 (2011) 89-101.1646-4435http://hdl.handle.net/10284/2302A consciência da necessidade de adquirir competências em línguas estrangeiras aumentou, na Europa, desde a implementação do Processo de Bolonha. Por outro lado, o desenvolvimento da tecnologia em ambientes educativos resultou num interesse crescente no Ensino à Distância. O uso do ePortfólio na aprendizagem de línguas, não só como processo, mas também como produto, vai de encontro à abordagem Comunicacional do Ensino de Línguas e sustenta a pergunta de investigação de como a plataforma virtual e o ePortfólio ajudam no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Este artigo relata a experiência do uso da ferramenta Cacifo Digital do software Sakai como um ePortfólio, combinado com as entrevistas de Acompanhamento em sala de aula, no âmbito do desenvolvimento do trabalho de projeto, isto é, o último módulo da unidade curricular ‘Língua Inglesa’.porECLLínguas estrangeirasCacifo digitalePortfólioRelatórios de acompanhamentoAquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfóliojournal article